Conecte-se conosco

Ilhéus

“O foco é salvar a vida das pessoas”, diz prefeito de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, afirmou neste domingo (26) que o objetivo diante do cenário de alagamento e transtornos causados pelas fortes chuvas na região, é agora de preservar vidas.

Em entrevista à CNN, Marão, como é conhecido o prefeito da cidade no sul do estado, ressaltou que a chuva tem diminuído e que espera que continue reduzindo para começar a pensar na “reconstrução da cidade”, destroçada com as enchentes e o temporal.

“Nesse primeiro momento, o foco é salvar as vidas das pessoas, cuidar da nossa gente. Hoje, por exemplo, a chuva reduziu um pouco, esperamos que a gente possa reduzir completamente essa chuva para tratar da reconstrução da cidade”, disse.

O rastro de destruição motivou, lembra o prefeito, a chegada do governador Rui Costa (PT) à cidade. O petista decidiu dormir no município para continuar acompanhando de perto a situação na região, ameaçada pela possibilidade de rompimentos de barragens.

“Não à toa a gente vê o governador pessoalmente vindo coordenar a estratégia de atender essas necessidades. Aqui em Ilhéus temos 26 altos onde a maioria da população vive, e temos procurado atender da melhor forma, com toda a equipe de segurança, polícia militar, corpo de bombeiros, defesa civil”, afirma o gestor.

Apesar do caos, a previsão é de melhora nos próximos dias. Com a diminuição da chuva, o nível dos rios e das barragens deve começar a descer e permitir o acesso às vias importantes que ligam as cidades.

Na manhã desta segunda-feira (27), o governador Rui Costa irá sobrevoar as cidades localizadas no sudoeste do estado.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. São 72 municípios baianos em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado. Do total, 58 deles estão também em situação de crise por conta das enchentes.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *