Ilhéus
550 pontos de iluminação já foram recuperados em Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus, por intermédio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, já substituiu cerca de 550 lâmpadas no sistema de iluminação pública da cidade, desde que a nova empresa contratada assumiu o serviço, há pouco mais de duas semanas. Mas de acordo com o secretário Jorge Cunha, ainda falta muito trabalho.
Apesar do levantamento inicial feito há três meses, constatando a necessidade de substituição em 700 pontos da cidade, o número de lâmpadas queimadas ou quebradas aumentou substancialmente nos últimos meses, em função da baixa qualidade do material utilizado pela empresa anterior, encontrada com contrato em vigor pela atual gestão.
O mais recente levantamento aponta para 2 mil pontos com problema, segundo Cunha. O critério que vem sendo usado para o procedimento de reposição é o tamanho da gravidade da situação. Os bairros do Pontal, Nossa Senhora da Vitória, Malhado e Centro foram os que receberam um maior número de reposição.
O período de chuvas e ventos fortes também prejudicou o início da operação. “Em diversos momentos a equipe teve que retornar para a base por falta de segurança para a execução do serviço”, explicou Jorge Cunha. Logo que o tempo melhorar os trabalhos serão intensificados e a população sentirá mais segurança nas ruas e pontos de ônibus e o efeito visual da cidade no turno da noite será bem melhor.
Iluminação Cênica – Ainda de acordo com Jorge Cunha, a partir de setembro a empresa Ghia iniciará os projetos de iluminação cênica de alguns dos mais importantes patrimônios arquitetônicos da cidade. “A meta é chegarmos ao final do ano, quando a cidade recebe um bom número de visitantes, com os nossos prédios históricos ainda mais valorizados e atraentes, com iluminação própria”, assegura.
Também em setembro, está prevista a substituição do sistema público atual por lâmpadas de led nas avenidas Soares Lopes, no Centro, e Lomanto Júnior, no Pontal. “São lâmpadas mais modernas q duram em média mais de 10 anos que a convencional e chegam a economizar até 90 por cento”, afirma o secretário de Serviços Urbanos. “A proposta é adotarmos ferramentas mais modernas que deixem a cidade mais iluminada com custo de energia mais em conta”, completa.
A nova empresa terceirizada de Ilhéus atua em municípios baianos importantes, a exemplo de Feira de Santana, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Teixeira de Freitas e Madre de Deus, além de órgãos como a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A especialidade está no desenvolvimento e execução de projetos de iluminação viária, cênica, desportiva, decorativa, parceria público-privada, gerenciamento e manutenção de sistemas de iluminação pública. A Ghia iniciou suas atividades em 2005, e hoje, possui um grande expertise em obras de engenharia, pois sua equipe técnica atua nesse segmento há mais de 26 anos.
Envie seu comentário