Conecte-se conosco

Polícia

Vinte tiroteios são registrados em uma semana em Salvador

Presente desde 1º de julho em Salvador e Região Metropolitana, o aplicativo Fogo Cruzado, app que alerta a população sobre disparos de arma de fogo, registrou na primeira semana de funcionamento vinte tiroteios na capital baiana e cidades circunvizinhas. Ao todo, 12 pessoas foram mortas e outras 10 ficaram feridas.

“O Fogo Cruzado conta com uma equipe robusta de analistas que mapeiam diariamente informações sobre tiroteios, mortos e feridos e as circunstâncias desses disparos. As informações são inseridas na base de dados do instituto. O Instituto está à serviço da segurança pública da população e funciona de forma colaborativa e anônima”, destacou o Instituto Fogo Cruzado.

Conforme explicou a diretora executiva do Fogo Cruzado, Cecília Olliveira, que lembrou que a primeira experiência do aplicativo foi em 2016 no Rio de Janeiro, o app chega à Bahia não apenas para alertar às pessoas sobre os disparos, mas, também, para produzir dados, análises e identificar informações muitas vezes ocultadas pelos órgãos de segurança pública dos governos municipais e estaduais.

“É importante buscar os dados, mas fazer a leitura e traduzir as informações. Precisamos ter em mente que os governos não vão produzir informações contra si com tanta facilidade. Quando o Fogo Cruzado nasceu não existia informação sobre tiroteios no Rio de Janeiro. Existia de homicídios, tentativas de homicídios, mas os desdobramentos não. Hoje a gente levanta mais de 20 indicadores, dados estes que vão desde chacinas às balas perdidas”, explicou Cecília Olliveira.

Na última semana, o instituto Fogo Cruzado buscou a Defensoria Pública da Bahia-DPE/BA para discutir possibilidades de parcerias com a instituição. Durante o encontro, na sede da DPE/BA, no CAB, as instituições trocaram informações e experiências sobre as respectivas atuações no âmbito da violência. Na oportunidade, defensores argumentaram que a intersecção dos dados produzidos pela DPE/BA com os do Fogo Cruzado podem abrir novas chaves de interpretação dos fenômenos, auxiliar a compreensão dos problemas de segurança pública e a encontrar as melhores formas de resolvê-los.

App

O aplicativo “Fogo Cruzado” está disponível para sistema iOS e Android.  Para baixar o aplicativo, basta escrever “Fogo Cruzado” nas buscas. “Basta isso para enviar informações relativas a tiros como um todo. Se está acontecendo agora, manda. Viu algo? Manda! Nós colocamos na base de dados e se isso aconteceu imediatamente, soltamos o alerta no app. E assim, as pessoas vão poder analisar se chegam no local, ou não. Se aconteceu em outra hora e não precisa do alerta, ok também, coloca na base de dados”, explica Cecília Olliveira.

Todas as informações enviadas possuem geolocalização e todo mês é divulgado um relatório dos dados computados. Além de receber notificações de usuários diretamente via aplicativo de forma anônima, a equipe de gestão de dados do Fogo Cruzado também adiciona à base de dados as informações coletadas via imprensa e canais das autoridades policiais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *