Conecte-se conosco

Bahia

BAMIN assina acordo com SENAI CIMATEC para novas iniciativas nas áreas de inovação e tecnologia

 

Uma nova fase no movimento de expansão em direção à inovação e tecnologia começou para a BAMIN, na tarde desta terça-feira, 9 de agosto, com a parceria de excelência do SENAI CIMATEC. Eduardo Ledsham, CEO da BAMIN, assinou, ao lado de Ricardo Alban, presidente Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), um acordo de prestação de serviços que prevê uma série de estudos, além da aplicação e incorporação de novas práticas aos processos produtivos dos negócios da BAMIN e das suas soluções logísticas. O evento aconteceu na sede do SENAI CIMATEC, em Salvador (BA), bairro de Piatã.

O documento que, também conta com as assinaturas de Lafayette Caporali, Gerente Geral de Inovação da BAMIN, e Leone Andrade, Diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, reforça o alinhamento da empresa com o uso de energias limpas, ferramentas de engenharia digital e inteligência artificial, monitorando as suas atividades de produção. Sérgio Leite, CEO da BAMIN Ferrovias, e Paulo Varela, Pedra Cinza Mineração Novos Negócios, também estiveram no evento, além de gerentes e técnicos do SENAI CIMATEC envolvidos no projeto.

Eduardo Ledsham, CEO da BAMIN, conta que esta parceria é o primeiro passo para a consolidação do Centro de Tecnologia da empresa, pensando nas alternativas de energias renováveis como perspectivas. “Esse é o pontapé inicial no compromisso de descarbonização, e confirma a posição da BAMIN como uma referência na produção de

minério de ferro de qualidade. A tecnologia de ponta do SENAI CIMATEC fará nossa capacidade técnica crescer, e ampliará a nossa visão a longo prazo”, completa.

Ricardo Alban, presidente da FIEB, acredita que BAMIN é um dos principais players da mineração, setor que vem apresentando saltos de desenvolvimento e se destacando como um dos vetores de crescimento para o estado da Bahia. “Por isso, a importância dessa parceria com o SENAI CIMATEC, um centro de inovação e tecnologia de excelência, que contribuirá para a melhoria de processos e ganhos de eficiência para a empresa”, acrescenta.

ACORDO – Na lista de ações do acordo entre a empresa e a instituição, está previsto um estudo que mapeará os processos produtivos e demandas energéticas para estabelecer indicadores de descarbonização monitoráveis, via dashboard. Outras ações serão contempladas, como: 1) mapeamento dos processos produtivos da BAMIN; 2) identificação das demandas energéticas e matrizes energéticas utilizadas; 3) estimação de emissões de carbono em processos implantados; 4) levantamento de oportunidades de descarbonização dos processos produtivos previamente mapeados; 5) estimação dos custos de implantação e benefícios de descarbonização dos processos; 6) criação de indicadores de descarbonização para auxiliar em tomadas de decisão;7) implantação de Dashboard demonstrativo de indicadores.

Lafayette Caporali, Gerente Geral de Inovação da BAMIN, explica que a empresa confiou ao SENAI CIMATEC os primeiros momentos da sua trajetória de inovação. “A inovação aberta com instituição do porte do CIMATEC faz parte da estratégia da empresa para acelerar o engajamento de suas atividades com aporte de tecnologias avançadas. O acordo envolverá: 1) logística de ferrovias (programa de modelamento computacional de última geração); 2) engenharia de confiabilidade da indústria 4.0 para projetos das usinas de beneficiamento de Caetité (BA); 3) elaboração de indicadores de descarbonização em todas as nossas unidades”, detalha Lafayette.