Política
Justiça autoriza pesquisa da TV Bahia após ação da campanha de Jerônimo Rodrigues; entenda
A Justiça Eleitoral rejeitou o pedido da coligação do candidato Jerônimo Rodrigues para suspender a pesquisa IPEC (ex-Ibope), contratada pela TV Bahia. A decisão é da juíza relatora Carina Cristiane Ganguçu Virgens e foi proferida nesta quarta-feira (24). O BNews teve acesso ao processo.
A campanha do petista reclamava sobre o “plano amostral e ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução, nível econômico da pessoa entrevistada e área física de realização do trabalho a ser executado, bem como nível de confiança e margem de erro, com a indicação da fonte pública dos dados utilizados” e sobre a “indicação do estado ou Unidade da Federação, bem como dos cargos aos quais se refere a pesquisa”.
A magistrada argumentou que “não existe irregularidade no uso de mesmo questionário para a realização das pesquisas, que envolvem as intenções de voto para os cargos de Presidente, conforme registro BR-0575/2022, e de Governador e Senador, de registro BA-02873/2022”.
O levantamento está previsto para ser divulgado na próxima sexta-feira (26). Vale lembrar que a campanha de Jerônimo também tentou derrubar a pesquisa da Rádio Metrópole. A Justiça Eleitoral acatou parcialmente os argumentos e suspendeu apenas a divulgação da pesquisa para presidente.
Envie seu comentário