Brasil
Tebet diz ser difícil montar equipe com mulheres pretas e recebe currículos de ministra
A ministra do Planejamento Simone Tebet (MDB) recebeu, nesta quinta-feira (5), uma lista com currículos de profissionais negras de sua colega de governo Anielle Franco (PT), ministra da Igualdade Racial, após ter dito ser difícil levar mulheres pretas para Brasília.
“Acho que a gente tem que prezar, acima de tudo, pela diversidade (…) Quero não só ter mulheres, mas mulheres pretas [no ministério do Planejamento]. E a gente sabe, lamentavelmente, que mulheres pretas normalmente são arrimo de família. Trazer de fora de Brasília é muito difícil”, disse Tebet em coletiva de imprensa.
A fala causou mal estar e foi considerada problemática por alguns grupos. Durante a posse da emedebista, na manhã desta quinta-feira, Anielle Franco, que compôs a mesa da solenidade, discursou antes da colega. Em sua fala, a ministra listou mulheres negras que participaram ativamente da construção do Brasil em diversas esferas.
“Nós, mulheres negras, sempre estivemos na linha de frente da construção desse país. Sempre. Entregando dedicação e cuidado em todas as atividades que exercemos. Quando estamos no serviço publico, isso também não vai ser diferente. Cito aqui Luiza Bairros, Lélia Gonçalves, Benedita da Silva, Marielle Franco e tantas outras que atuaram e atuam no serviço público”, afirmou.
Envie seu comentário