Notícias
11ª Conferência de Assistência Social de Ilhéus teve ampla participação popular
Controle social, gestão democrática e intersetorialidade. Esses foram alguns temas debatidos durante a palestra magna, ministrada pela mestra em Serviço Social, Amanda Suelen, durante a 11ª Conferência de Assistência Social de Ilhéus. Com plenária lotada, o evento foi considerado o maior do gênero já realizado no município. Mais de 450 pessoas participaram da iniciativa, realizada na quarta-feira, 23, no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, com o tema central “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Suas”.
Todo o evento foi traduzido por intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Estudantes, usuários do sistema, trabalhadores, entidades não governamentais e governo foram recepcionados com música ao vivo, pelo cantor indígena, Júnior Gonçalves (Yarú), da Creche Oka Katuana do Ponto de Cultura Sesai e apresentação cultural do grupo coreográfico de dança da terceira idade, Núcleo de Dança de Ilhéus em Parceria com Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Norte.
Papel importante – Após as apresentações culturais, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), José Arnaldo Pereira abriu os trabalhos. Em seguida o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, ressaltou o importante papel da conferência para deliberar novas diretrizes que beneficiem as comunidades que utilizam os serviços do Sistema Único da Assistência Social (Suas). “Através da conferência devemos pensar, fortalecer e transformar o Suas reorganizando e trazendo novas propostas para melhorar o atendimento à população”, afirma.
Estiverem presentes o vice-presidente da Câmara, Gil Gomes, os vereadores Pastor Matos, Nino Valverde, Abraão e Makrise. A Deputada Estadual Ângela Sousa, foi representada pelo seu assessor parlamentar, Gerson Dias e representando o segmento de usuário, Charles Edward Nascimento Almeida. Na oportunidade, a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão destacou o importante papel dos trabalhadores que atuam neste setor e as leis que visam garantir os direitos sociais da comunidade.
Fortalecimento – “É um momento muito importante para a sociedade, aqui propomos melhorias assistencial, fortalecimento do Suas e o norte às ações dentro das necessidades do nosso município”, destaca. Diversas entidades como Associação de Deficientes Físicos de Ilhéus (Adefi), representada por José Cruz; Casa de Apoio do Deficiente Físico de Ilhéus (Cadefi), representada pela presidente Adelvira Almeida; Associação Beneficente dos Deficientes Físicos de Ilhéus (Abdefi), representada por Cleide Avelino; Associação do Conjunto Habitacional Sol e Mar, representada por Kaliny Viana; Associação de Surdo (ASI) de Ilhéus e Canavieiras, representantes do Conselho Regional de Psicologia, Grupo Gay de Ilhéus, Conselho Tutelar, Centro de Apoio do Menor Carente, entre outras, participaram do evento.
À tarde a conferência retomou os trabalhos com apresentações de crianças e adolescentes da Fundação Fé e Alegria e da Associação Centro Educacional de Ação Integrada (ACEAI). Logo após a leitura do Regimento Interno o evento foi dividido em quatro eixos de discussões onde os inscritos debateram e criaram propostas para serem votadas na plenária principal visando melhorar os serviços, programas e benefícios da Assistência Social. Foram aprovadas seis propostas e eleitos seis delegados e seis suplentes (três do governo e três da sociedade cível organizada) que representarão o município na conferência estadual em Salvador.
Mostra Cultural – Durante a conferência ainda foi realizada uma mostra cultural de Ilhéus com exposição fotográfica histórica do município, economia criativa de artesanatos (Feira do Hernani Sá), literatura regional e xilogravura com a mestra Janete Lainha.
O evento contou ainda com mostra de artesanatos indígenas realizada pela Creche Oca Katuana do Ponto de Cultura Olivença e Cocadeiras de Olivença, produtos da Avatim Cheiros da Terra, Associação de Produtores de Chocolateiros de Origem do Sul da Bahia (Chocosul), com Chocolate Amado Cacau e Fazenda Irerê.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e conscientização contra Violência à Mulher com o Centro de Referência e Atendimento a Mulher (CRAM) também participaram do evento, que contou também com o apoio do Banco do Brasil.
Envie seu comentário