Ilhéus
Com a presença do presidente Lula, Mário Alexandre participa de lançamento das obras da FIOL
3 de julho de 2023, uma segunda-feira histórica. Assim foi definido o dia de hoje, momento que marcou o início do maior projeto de infraestrutura logística da Bahia. Com as presenças ilustres do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da primeira-dama, Janja Lula da Silva, a BAMIN lançou em Ilhéus as obras do Lote 1F da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1), integrantes do novo PAC, do governo federal.
O evento contou ainda com as presenças do prefeito Mário Alexandre, da deputada estadual, Soane Galvão, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do ministro Rui Costa, entre outros ministros, executivos do Grupo ERG, BAMIN e autoridades políticas, civis e militares. Na oportunidade, Mário Alexandre agradeceu à comitiva federal e destacou que o ato sela a união entre os entes federados e a iniciativa privada, com foco no desenvolvimento econômico e social do país.
“Meu querido presidente Lula, quanta alegria! Há 13 anos a nossa região não recepcionava um presidente. Poucos acreditavam que conseguiríamos chegar até aqui. Depois do cacau esse é o projeto que levará desenvolvimento para a nossa cidade e região. Essa será a retomada do projeto de crescimento econômico, social e da geração de emprego e renda. Que Deus abençoe, dê saúde e sabedoria para que Vossa Excelência possa colocar o Brasil novamente nos trilhos. A minha palavra é gratidão”.
De acordo com a BAMIN, a construção da FIOL vai elevar a Bahia ao lugar de terceiro maior produtor de minério de ferro no país, ficando atrás somente do Pará e Minas Gerais. O consórcio TCR-10, formado pela brasileira Tiisa e pela chinesa CREC-10, será o responsável por executar as obras em um trecho de 127 quilômetros, que também passa pelos municípios de Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.
Em seu pronunciamento, o presidente Lula relembrou que no final do seu segundo mandato, em 2010, o projeto já integrava as ações com vistas ao desenvolvimento da Bahia.
“Esse é o Brasil que nós queremos. Um país em que as pessoas trabalhem, estudem, tenham oportunidades, possam ter acesso a tudo que produzem e possam comer do bom e do melhor. Essa ferrovia não é interesse de um ou de outro empresário É de interesse da soberania nacional, para que o nosso país possa ser competitivo com qualquer outro país do mundo. O Brasil será do tamanho que a gente quer que ele seja”.
Corredor logístico – Os serviços somam recursos na ordem de R$ 1,1 bilhão. A estimativa é que 1,2 mil postos de trabalho sejam gerados, com previsão de conclusão em até três anos. “O presidente Lula demonstrando todo o seu carinho ao estado da Bahia disse sim ao povo baiano. Hoje, o presidente determinou que esse projeto volte a ser priorizado e estará no novo PAC, que vamos lançar agora em julho”, garantiu Rui Costa.
Na ocasião, o Banco do Nordeste e a BAMIN assinaram uma carta de intenções para financiamento do projeto integrado Pedra de Ferro, que inclui o Porto Sul, a FIOL e ações ligadas à mineração. A injeção de investimentos para execução do Porto Sul e da ferrovia é da ordem de R$ 20 bilhões, recurso que engloba ainda a operação da Mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité.
O intermodal representa um dos maiores projetos de infraestrutura de transporte do país, com potencial para alavancar também outras cadeias produtivas, como o agronegócio. A ferrovia terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano.
Para Eduardo Ledsham, executivo da companhia, há muitos projetos importantes aguardando a infraestrutura necessária para atender as demandas de mercado e ampliar o resultado das operações. “Isso será possível porque estamos construindo, aqui na Bahia, as soluções logísticas mais eficientes e sustentáveis. Acima de tudo, iremos entregar um corredor de oportunidades para alavancar a economia dos municípios e a qualidade de vida das populações no interior”, detalhou.
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