Internacional
Empreendedora baiana comemora venda de tapioca em uma das maiores redes de supermercados dos Estados Unidos
A empresária Verônica Oliveira comemora um feito inédito ao garantir a entrada de sua marca, a “Tapioca da Baiana” em sete lojas da Stop & Shop, uma das maiores redes de supermercados dos Estados Unidos. O produto começou a ser comercializado em unidades do estado de Massachusetts, que estão vendendo, pela primeira vez, mercadoria fornecida por uma empreendedora brasileira.
Neste sábado (15) é celebrado o Dia da Tapioca, herança dos povos indígenas, à base de mandioca. Sem glúten e sem conservantes, o prato fica pronto em apenas dois minutos, portanto, é saudável e prático. É possível adicionar outros ingredientes, como frango e queijo, para dar mais sabor ao preparo.
Comumente encontrada na mesa dos brasileiros, sobretudo dos nordestinos, a tapioca está conquistando mais adeptos na América do Norte com apoio do trabalho de Verônica, que saiu de Belo Campo, no sudoeste baiano, para os EUA. Ela deu início à própria empresa com US$ 30 e hoje fatura US$ 1,5 milhão por ano.
Agora, Verônica se prepara para ver as cifras aumentarem. Após mais de um ano de negociações, a “Tapioca da Baiana” passou a ser vendida em lojas da Stop & Shop nas cidades de Framingham, Milford, Hudson, Revere, Malden, Hyannis e South Yarmouth, como parte de um projeto piloto que objetiva ampliar as distribuição para outras unidades.
“Eu sempre sonhei e falei que entraria no mercado americano. Mesmo sonhando muito com isso, quando soube da notícia, foi um impacto muito grande”, disse a empresária.
“Gratidão por todos os meus clientes, amigos e minha família. Essa vitória é da nossa comunidade e das mulheres que empreendem e chegam nessa nação para fazer a diferença”, comemorou, mas lembrando que ainda terá muito trabalho pela frente, para ampliar a clientela.
“No restaurante de comida brasileira, eu vendo tapioca e eu distribuo a massa, com entregas no país inteiro”, detalhou.
Na Bahia, ela trabalhou como vendedora em lojas de roupas e cosméticos, além de ter atuado como técnica de enfermagem em um hospital na região sudoeste. Hoje, Verônica dirige duas empresas (o restaurante e a fábrica de massa de tapioca), que geram renda para quase 70 pessoas, e oferece mentoria para mulheres que desejam empreender e começar do zero, assim como ela.
Verônica Oliveira, de 41 anos, ficou milionária após deixar o Brasil para vender tapioca nos EUA. A empresária se mudou em 2009, sozinha, sem falar inglês e sem condições financeiras para se manter no país americano durante um tempo prolongado.
Envie seu comentário