Saúde
“Gente de Vitoria”: Provedor da Santa Casa destaca reabertura do hospital São Lucas nos 113 anos de Itabuna
Nesta quinta-feira, dia 27, o quadro “Gente de Vitória”, no programa TVI News, da TVI, com Vitória Santana e Eric Souza entrevistou Francisco Valdece, atual provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), um dos maiores complexos filantrópicos do Brasil, abrangendo os hospitais Calixto Midlej Filho, o Manoel Novaes, o Banco de Sangue de […]
Nesta quinta-feira, dia 27, o quadro “Gente de Vitória”, no programa TVI News, da TVI, com Vitória Santana e Eric Souza entrevistou Francisco Valdece, atual provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI), um dos maiores complexos filantrópicos do Brasil, abrangendo os hospitais Calixto Midlej Filho, o Manoel Novaes, o Banco de Sangue de Itabuna, a Central de Hemodiálise e o Cemitério Campo Santo.
Durante a entrevista, Valdece relembrou sua infância e adolescência em Fortaleza, Ceará, e as mudanças que fez até chegar em Itabuna.
Ele iniciou sua vida profissional como representante das máquinas de datilografia Olivetti do Brasil, e desde então visitava algumas cidades baianas, mas foi em Minas Gerais que decidiu cursar Direito.
Começou em Minas, mas foi concluído em Ilhéus, na então FESPI – Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, hoje Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Valdece também compartilhou como iniciou sua carreira jurídica e como se tornou um dos nomes fortes da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.
Ele expressou sua gratidão por administrar uma organização com 1,7 mil funcionários, incluindo 200 médicos.
Durante a entrevista, ele compartilhou sua experiência bastante sensível ao ser hospitalizado devido à pandemia de COVID-19.
Graças aos cuidados e ao protocolo de tratamento sugerido pela Dra. Lívia Mendes, atualmente secretária da Saúde de Itabuna, ele conseguiu se recuperar.
Hoje, fala com leveza sobre o assunto, lembrando inclusive que chegou a adiar seu internamento para assistir a um jogo de futebol do Flamengo; isso, já positivado, mas sem sintomas.
No hospital, ele precisou da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi entubado e permaneceu em coma induzido por cerca de 30 dias.
O provedor também destacou a sorte de ter uma equipe comprometida com a excelência dos serviços oferecidos; e finalizou a entrevista falando sobre uma das principais realizações de sua gestão: a conclusão da primeira etapa da requalificação do Hospital São Lucas.
O hospital foi reinaugurado nesta sexta-feira, 28 de julho, como parte das comemorações pelo aniversário de 113 anos de emancipação política de Itabuna, numa parceria da Santa Casa com a Prefeitura de Itabuna e o Governo do Estado.
O prefeito Augusto Castro e o governador Jerônimo Rodrigues participaram da cerimônia de reinauguração.
Com 27 leitos clínicos, o hospital também ganhou uma Central de Hemodiálise maior e mais confortável.
O quadro “Gente de Vitória”, transmitido no programa TVI News, tem como objetivo homenagear grandes personalidades que fazem parte da história de Itabuna.
O programa vai ao ar todas as terças e quintas-feiras, das 11h às 11h55, e as entrevistas também estão disponíveis no canal TVI Play, no YouTube.
Envie seu comentário