Connect with us

Esportes

Estudo: Eliminação do Brasil toma conta do debate nas redes sociais

Partida também marcou a despedida da Marta, maior artilheira da história dos mundiais de futebol

STILINGUE, plataforma de monitoramento e interação de conversas em canais digitais, em parceria com a NWB, content tech focada em esportes do Grupo SBF, divulga hoje o terceiro relatório revelando os insights mais recentes sobre o que está sendo pauta nas redes sociais em relação ao Campeonato Mundial de Futebol Feminino.

A quantidade de conversas sobre a Copa cresceu com o decorrer do torneio, com 71,2 mil mensagens monitoradas e uma média diária de menções em torno de 7 mil publicações, no período analisado de 25 a 31 de julho, com o ponto mais fora da curva no dia 29, quando a Seleção Brasileira jogou contra a Seleção Francesa, atingindo 10,1 mil mensagens em um único dia.

A maioria das conversas se concentrou no X, antigo Twitter, com 61% dos itens registrados, com os publicadores esportivos se destacando nas interações.

CazéTV desponta entre as transmissões

Na qualidade de canal oficial no Brasil da Copa Feminina 2023, a CazéTV vem liderando o engajamento e satisfação do público, sendo o único meio que transmitirá os 64 jogos do campeonato que ocorre na Austrália e na Nova Zelândia.

Foram 3,2 mil publicações com declaração de consumo dos telespectadores por algum canal de transmissão, 1,7 mil citações à CazéTV, 1,3 mil à Globo e 1,1 mil ao SporTV.

Apesar do delay das imagens ainda ser um desafio relevante nas transmissões via streaming, o público se mostrou menos incomodado com isso, entrando até em tom de brincadeira, em algumas conversas.

Empate, eliminação e despedida

Apesar das expectativas das atletas e da torcida, a nossa Seleção não conseguiu sair do zero a zero contra a Jamaica, na última quarta-feira (2/8), e foi eliminada da Copa. Naturalmente, o resultado acabou gerando críticas, com a técnica sueca, Pia Sundhage, atingindo o maior índice de negativação da competição, entre os internautas.

Considerando os dados iniciais sobre a partida, consolidados pela STILINGUE até as 12h do dia 02/08, foram 11,1 mil conversas envolvendo a Seleção Brasileira, com 60% de índice negativo, enquanto as atletas que entraram em campo foram citadas em 12 mil publicações, com iguais 60% apresentando sentimento negativo.

“Depois de uma estreia empolgante contra o Panamá, a seleção acabou apresentando os mesmos vícios que já tinha apresentado durante o ciclo. Pia se perdeu na sua estratégia conservadora e o Brasil acabou se acovardando contra o medo, ao invés de enfrentá-lo. Um sentimento de decepção, principalmente com esse final triste para uma seleção que carregava a maior artilheira das Copas. Marta merecia mais, e nós torcedores também”, avaliou Bira, comentarista esportivo e criador de conteúdo do Desimpedidos e Camisa 21.

Apesar do sentimento generalizado de frustração, parte considerável dos comentários envolveu apoio à jogadora Marta, que se despede da Seleção Brasileira no que foi sua última Copa. Maior representante do futebol feminino nacional, Marta deixa a seleção após 189 jogos e 122 gols marcados. Vinte anos depois de iniciar a trajetória com a camisa amarela, a camisa 10 deixa marca seu legado como maior artilheira da história do mundial, entre homens e mulheres.

Em entrevista após a eliminação, a ídola brasileira destacou a importância do apoio contínuo ao esporte. “Quero que o Brasil siga com o mesmo entusiasmo, apoiando. Resultado não acontece de um dia para o outro. Isso mostra que o futebol feminino dá lucro, é produto. A Marta acaba por aqui, estou muito grata pela oportunidade que tive e estou muito contente com o que está acontecendo. Para elas é só o começo, para mim é o fim da linha”, ressaltou a atleta.

Brasil sai, Copa segue

Agora sem uma seleção na Copa para chamar de sua, a torcida brasileira deve começar a pulverizar suas expectativas de quem deve levar a taça do mundial nos vizinhos – próximos e distantes.

A atual campeã, a seleção dos Estados Unidos, passou para as oitavas de final com dificuldades. Foram 4,2 mil conversas sobre a seleção estadunidense, envolvendo cerca de 2 mil internautas. Uma das anfitriãs, a Austrália movimentou 7,1 mil mensagens, número influenciado também pelo fato do país ser uma das sedes do evento.

Representando a América do Sul entre os destaques, a Colômbia surpreendeu com a vitória sobre a Alemanha. No dia da partida com os europeus, 30 de julho, foram 5,5 mil publicações monitoradas, com 17% delas citando uma ou ambas as seleções.

As primeiras classificadas, ainda na segunda rodada da fase de grupos, foram Espanha e Japão. Surpreendendo ao garantir uma chance na fase do mata-mata, as seleções da Jamaica, Nigéria e também África do Sul seguem na Oceania. Apesar disso, as expectativas ainda giram em torno das tradicionais seleções da França, Austrália e Estados Unidos, sendo as mais comentadas e, por enquanto, as favoritas para a próxima fase, segundo o público.

Arquivos

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *