Ilhéus
Cães adestrados da PM vão se apresentar para pacientes da Pediatria do Materno, neste sábado
A programação do Mês das Crianças no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, conta neste sábado (07) com encenação teatral e a presença de cães adestrados da Polícia Militar, que farão uma apresentação especial para as crianças internadas na pediatria da unidade. A apresentação ocorrerá na área externa do hospital. Desde o final de julho, o HMIJS vem realizando, aos sábados, atividades lúdicas com as crianças internadas na pediatria. Agora, em Outubro, as ações serão intensificadas e marcarão o mês dedicado às crianças, com diversas atividades programadas. O hospital foi todo decorado para as comemorações.
Também já estão confirmadas para o decorrer do mês apresentação do DJ Jhoy e bloquinhos de carnaval; Oficina de Farinha, com confecção de rostos em bexigas; apresentação da Fada Dalia e do grupo musical Tuty Zalum, no dia 12, com direito a lanche, caça ao tesouro e distribuição de brinquedos. No dia seguinte, 13, está confirmado um piquenique, tendo ainda como atrativos uma piscina de bolinhas e presença de palhaços.
Acolhimento e humanização
A programação lúdica da Pediatria do HMIJS, explica a coordenadora e médica Lysia Souto, faz parte da política de acolhimento e humanização oferecida pelo Hospital Materno-Infantil. “O trabalho lúdico auxilia na melhora da criança além de transformar um ambiente hospitalar em um ambiente mais feliz e mais acolhedor”, afirma. Doutora Lysia acrescenta que o sentimento da criança internada é, em geral, de ansiedade para voltar pra casa. “A proposta é trazer conforto e alegria em um momento que não é tão comum na rotina deles”, completa.
O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio é a primeira maternidade 100 por cento SUS da região sul do Estado. Foi construído pelo Governo da Bahia, é administrado pela Fundação Estatal Saúde da Família e foi inaugurada em dezembro de 2021. Possui 105 leitos para obstetrícia, partos normal e de alto risco, pediatria clínica, UTIs pediátrica e Neonatal. Já ultrapassou a marca de cinco mil bebês nascidos na unidade em pouco mais de um ano e meio de funcionamento.
Envie seu comentário