Ilhéus
Avança licitação para obras de dragagem no Porto de Ilhéus: investimento de R$ 27 milhões impulsionará infraestrutura portuária
_Publicação no Diário Oficial da União marca o início do processo para selecionar empresas responsáveis pela dragagem e manutenção das áreas críticas do porto, visando impulsionar o comércio e a logística na região sul da Bahia_
O Porto de Ilhéus, estratégico para a economia regional, está prestes a passar por uma grande melhoria em sua infraestrutura. Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18), o anúncio da licitação para a realização da seleção de empresas aptas a executarem obras de drenagem e manutenção do Porto de Ilhéus, em Ilhéus.
O investimento estimado para essas obras é de R$27 milhões, destinados à dragagem do canal de acesso interno, da bacia de evolução e dos berços de atracação do porto. Essa intervenção vai garantir a navegabilidade e a segurança das embarcações, além de potencializar a capacidade de recebimento e movimentação de carga.
A dragagem é uma operação fundamental para a manutenção e o desenvolvimento das atividades portuárias, principalmente em locais sujeitos à sedimentação natural. No caso de Ilhéus, a expectativa é que os trabalhos não apenas garantam a operacionalidade contínua do porto, mas também ampliem sua capacidade de receber navios de maior calado, impulsionando o comércio e a logística na região sul da Bahia.
Essa conquista passa pelas mãos do prefeito Mário Alexandre que, com seu poder de articulação e a capacidade de elaborar projetos importantes para Ilhéus, mais uma vez, comprovando o seu compromisso com o desenvolvimento de Ilhéus e sua população. Ele diz que “muitos já passaram por aqui, dizendo que é fácil governar com obras de outras esferas públicas, mas quero ver eles terem essa abertura que eu tenho e o principal, quero ver eles entregarem o projeto certinho, cumprirem todas as obrigações exigidas, como as temidas prestações de contas. Quer dizer, não vou ver, pois não faziam quando estavam no poder e vão continuar não fazendo”.
O prefeito ainda destaca que essa obra vai permitir que Ilhéus receba navios de portes maiores, com mais carga, com mais passageiros ou, que possam levar muito mais dos nossos produtos para o exterior.
Já o secretário municipal de Gestão, Bento, que também é pré-candidato à prefeitura de Ilhéus, lembrou que ao assumir a gestão, junto de Mário, Ilhéus era um município desacreditado até pelos parceiros e, em pouco tempo de administração, o cenário já era outro. “A nossa gestão, a gestão de Mário, foi e continua sendo cuidada com muita responsabilidade. Escutávamos muito que Ilhéus não daria conta da primeira prestação de contas e estamos aqui hoje, com inúmeras obras e ações em parceria com os governos estadual e federal. Ilhéus é o desenvolvimento hoje e tem tudo para continuar assim, desde que essa seriedade e essa forma de conduzir os projetos e ter uma boa relação e articulação política”, disse.
Essa licitação representa não apenas um investimento em infraestrutura, mas também uma oportunidade para o crescimento econômico e a competitividade do estado, promovendo o desenvolvimento regional e a geração de empregos.
Envie seu comentário