Ilhéus
Dia Internacional da Mulher Negra: Celebração da resistência e luta
_Evento em Ilhéus destaca a importância das mulheres negras na construção de uma sociedade mais justa e igualitária_
No próximo dia 25 de julho, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, realiza um evento especial que reúne três mulheres negras representativas da sociedade, para compartilhar suas experiências, vivências e trajetórias. O encontro acontece no Auditório da Prefeitura Municipal, a partir das 14 horas, e conta com a presença de Natânia Silva (economista, mestra em História Econômica e doutora em Desenvolvimento Econômico e professora na UESC); Thyara Gonçalves (advogada, mestre em Direito, presidente da Comissão de Criminalistas da Subseção OAB/Itabuna e professora na Faculdade de Ilhéus) e Sheila Carvalho (cientista social, especialista em Educação e Gestão Cultura, presidente da UNEGRO/Ilhéus e professora na UESC e na UFSB).
A anfitriã da ação, Carla Serafim, secretária municipal de Políticas para Mulheres, destaca a importância do evento para a comunidade ilheense: “este é um momento essencial para podermos nos inspirar em grandes exemplos da nossa sociedade. Essas mulheres têm contribuído de forma significativa para transformar Ilhéus em uma cidade mais justa e cheia de oportunidades para todos. Celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra é reconhecer e valorizar a resistência e a luta das mulheres, de uma forma geral e, principalmente, da mulher negra, que enfrentam inúmeras barreiras e ainda assim seguem firmes em suas trajetórias”.
O Dia Internacional da Mulher Negra, comemorado em 25 de julho, celebra a luta e resistência das mulheres negras ao longo da história, destacando a força e resiliência dessas mulheres e suas contribuições essenciais à sociedade. Instituído em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, a data homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola do século XVIII e inspira gerações a reconhecerem o papel das mulheres negras na construção do país. No Brasil, a data é marcada por atividades e eventos que conscientizam sobre as desigualdades enfrentadas por essas mulheres e promovem a valorização de sua identidade cultural, reconhecendo suas conquistas em diversas áreas como política, educação, cultura e direitos humanos.
Neste 25 de julho, ao comemorarmos o Dia Internacional da Mulher Negra, reafirmamos nosso compromisso com a igualdade de gênero e racial, reconhecendo a importância das mulheres negras na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa. A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, reafirma seu compromisso em promover eventos que celebrem e valorizem a luta das mulheres negras. A iniciativa de reunir mulheres tão significativas em um encontro de tamanha importância reforça a necessidade de reconhecer e apoiar essas líderes em suas trajetórias. A presença de Natânia Silva, Thyara Gonçalves e Sheila Carvalho no evento deste ano é um passo importante para a conscientização e valorização das mulheres negras em nossa sociedade, destacando a importância de continuar lutando por um mundo mais justo e igualitário para todos.
Envie seu comentário