Bahia
Adélia: “mulher faz política diferente, meu foco são as propostas e não os adversários”
Nesta segunda-feira (26), o radialista Jarles Soares, apresentador do programa O Poder da Notícia na Boa FM 96.1, perguntou à candidata a prefeita de Ilhéus, Adélia Pinheiro (13), como ela tem recebido os ataques dos adversários. “Respondo que o meu olhar traz a oportunidade, a esperança e a mudança para Ilhéus. Mulher faz política diferente. Meu foco não é o adversário”, respondeu Adélia.
“Cada adversário que apresente e defenda as suas propostas. Eu olho para a população e mostro as necessidades não atendidas e a forma de atender”, disparou a professora e médica. Segundo ela, o que vai transformar a vida das pessoas é o trabalho para honrar os compromissos do Plano de Governo. Com o seu profundo conhecimento sobre o município e a escuta, Adélia identificou as principais necessidades da população e, agora, apresenta as soluções, pois seu foco está na garantia dos direitos fundamentais.
“Se os adversários estão preocupados com a desconstrução, eles que fiquem com essa preocupação. A minha é com o trabalho, é com a esperança, com a mudança para Ilhéus e é isso que eu vou fazer”, disparou.
*SAÚDE*
Adélia também falou de seus principais compromissos na área da saúde, que está no topo da lista de necessidades da população. Nos governos Wagner, Rui e Jerônimo, recordou, o Estado fez os maiores investimentos da história na média e alta complexidade de Ilhéus, com a entrega do Hospital Regional Costa do Cacau, do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio e da Policlínica Regional.
“Esse investimento todo do Estado em média e alta complexidade precisa estar acompanhado de um sistema municipal de saúde que atenda às demandas de menor complexidade da população. Trago o compromisso de que o sistema e a rede municipal de saúde funcionem plenamente para atender às pessoas”, acrescentou Adélia.
Além de equipes completas, mobiliário e medicamentos, postos de saúde de bairros populosos, a exemplo do Teotônio Vilela, vão funcionar 24h. “Mas, veja, funcionamento de verdade, com resolutividade”.
Conforme Adélia, o município também precisa ampliar o acesso de sua população à Policlínica Regional para reduzir as filas de espera por exames e consultas. Já o Samu-192 será descentralizado e contará com unidades em pontos estratégicos da zona rural.
*ZONA RURAL*
O Plano de Governo de Adélia prevê a instalação de serviços de saneamento básico e água potável em todas as comunidades da zona rural, que terão as sedes de seus distritos ligadas à cidade por estradas asfaltadas. No caso de distritos mais próximos das zonas urbanas de outras cidades, como Inema, Pimenteira e Banco Central, o asfalto será para as vias de ligação com Coaraci, Itajuípe e BR-101, respectivamente.
“Estou falando de asfaltar da BA-649, a estrada nova, até o Japu. Se chego com asfalto do Iguape até Sambaituba, só ali, em aproximadamente 13 quilômetros, já alcancei duas sedes de distritos, Aritaguá e Sambaituba. Quero dizer à população que confie em mim. Sou uma mulher de trabalho. Por onde passei, sou homenageada porque cumpri compromissos. E os compromissos que assumi no Plano de Governo foram cuidadosamente colocados, porque todos eles são possíveis”, acrescentou.
*TURISMO E CANOAGEM NA LAGOA ENCANTADA*
Durante a elaboração do Plano de Governo, Adélia fez reuniões setoriais. Dos esportistas, lhe chamou atenção a proposta de aproveitar as águas lendárias e calmas da Lagoa Encantada para a canoagem de velocidade, consagrada pelo medalhista olímpico Isaquias Queiroz. Na terra de Isaquias, Ubaitaba, o Governo do Estado construiu um Centro de Canoagem no Rio de Contas. Na foz do mesmo rio, Itacaré também ganhou um equipamento desse tipo.
Para Adélia, agora chegou a vez da Lagoa Encantada ganhar um centro de canoagem de velocidade. “Tenho certeza de que Isaquias vai se juntar a mim nessa proposição e vamos ampliar a oportunidade de esporte de alto desempenho e trazer mais um produto turístico”.
Segundo a candidata, o esporte deve ser integrado a um projeto de formatação do turismo na Lagoa Encantada, incluindo os pescadores, a gastronomia local e a reabilitação do acesso por meio do Rio Almada, enfrentando o assoreamento na região. Na outra ponta, o compromisso é melhorar a estrada que liga a BA-001 à Lagoa, saindo do Joia do Atlântico, no litoral norte.
*Yordan Bosco*
*Assessoria de Adélia Pinheiro*
*(71) 99133-7282*
Envie seu comentário