Conecte-se conosco

Variedades

O futuro político de Ilhéus: desafios, expectativas e caminhos pós-eleição

Artigo : Emerson Silva

 

Depois de passar alguns dias das eleições municipais, venho aqui com os ânimos mais leves para entender um pouco mais o que aconteceu e principalmente, o que vai acontecer daqui para frente.

Primeiramente, em um aspecto geral, tivemos uma grande derrota da esquerda tradicional, principalmente do Partido dos Trabalhadores, que é a principal sigla neste campo, isso, analisando todo o Brasil e, por um outro lado, um certo fortalecimento de um projeto “centrista”, que se aproxima da direita e até da extrema direita, mas sem soltar a mão da defesa do processo democrático de direito.

Agora, vindo para Ilhéus, vimos que os grupos políticos, para uns, foram estabelecidos e fortalecidos, enquanto outros, acabaram se dissolvendo. Nas urnas, venceu Valderico Júnior e com isso, surgiram algumas questões. Será uma nova esperança ou a repetição da velha política com caras novas? Podemos esperar tudo do carlismo, não é? E os outros lados? Adélia e o PT local saíram realmente fortalecidos? Eles terão fôlego para voltarem ao pleito em 2028? Tudo vai passar pelas eleições de 2026, creio.

Agora um grupo que vai precisar rever posição e principalmente suas parcerias é o grupo de Marão. Não acredito que estamos falando do fim de uma era não, ele construiu muito, trouxe uma verdadeira revolução para Ilhéus e isso em todas as áreas de gestão. Foi o prefeito que realmente trouxe mais investimentos para Ilhéus e tudo isso não pode ser perdido. Mas para se manter presente, vai precisar assumir seu papel no processo eleitoral, reorganizar a sua base, seu grupo político, usar mais do que nunca o seu poder de persuasão, negociação e, principalmente, o seu carisma, que diga-se de passagem, é nato, independente de ser oposição ou não. No jogo político ficou claro que Marão enfrentou muitos leões além dos desafios próprios que uma eleição já nos aflige. Mas foi lutando contra todos estes leões, que ele se tornou o maior político do sul da Bahia e, apesar das rasteiras recentes, ele tem força e história para se recolocar no jogo.

Sobre Adélia, muito vai depender de 2026 e a manutenção do poder nas mãos do seu partido, seja com Jerônimo, seja com outro nome. Caso Lula e o PT na Bahia se mantenham no poder em 2026, ela terá chance de chegar com vida em 2028. E aí, deixo uma dica: conheça mais a realidade de Ilhéus, esteja mais presente, fazendo parte da vida do ilheense e não trate o povo olhando apenas de cima do trio, como aconteceu durante essa campanha.

Agora, falando sobre o prefeito eleito, é batata! Os seus dois primeiros anos de mandato serão muito, mas muito complicados e desafiadores. Ele vai precisar contar com a boa vontade de seus deputados, tanto para negociar em Salvador, como em Brasília. Duvido que o PT tenha interesse em dar continuidade nas obras do estado, que estão paradas desde que definiram uma candidata em Ilhéus. Obras importantes como o Canal do Malhado, a requalificação da Orla Sul e outras obras deverão ficar tão paradas, Ou, o governo vai entender que estas são essenciais para o bem-estar e qualidade de vida do povo ilheense?

Mas, Valderico pode também dar a volta por cima, justamente no momento mais importante do mandato, na virada para a segunda metade. Isso tudo passando pelos resultados de 2026, caso ACM Neto tenha condições para se eleger governador da Bahia. O jogo está aberto! Com o estado próximo, Valderico pode muito bem fazer uma excelente segunda metade de governo.

Já na Câmara de Vereadores, houve uma certa renovação, com 12 novos nomes e 09 reeleitos. Mas precisamos ter mais calma para analisar as previsões e possibilidades do legislativo. Muitas negociações estão por vir. Isso sem contar com todas estas questões que envolvem a justiça eleitoral quanto às cotas de gênero. Isso poderá mudar o tabuleiro do jogo na Câmara de Vereadores de Ilhéus.

Agora, enquanto cidadão ilheense, que ama e muito este lugar, preciso torcer para que o melhor aconteça para Ilhéus, uma vez que tudo o que acontecer, vai refletir em mim, nos que eu amo, em todos nós. Então, não sou maluco de torcer para o erro, só para dizer que “eu avisei”.

Mas estarei aqui de olho em tudo.

_Professor Emenson Silva_

Arquivos

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *