Conecte-se conosco

Saúde

Saúde integrada: paciente submetido a cirurgia de coluna recebeu tratamentos cardíaco e pulmonar no Hospital Regional Costa do Cacau

 

Na última terça-feira (22), o paciente Vanderlei Leal de Andrade, de 73 anos, retornou ao Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), para uma consulta de avaliação referente a uma cirurgia de coluna lombar. O procedimento foi realizado no dia 02 de agosto deste ano e sua alta médica dia 06 do mesmo mês.

Nesta ocasião de retorno ao hospital, o paciente aproveitou para contar como estava sua situação de saúde e disse que no final do ano passado sentia muitas dores. “Fui até o posto do bairro em que eu moro e a médica me pediu para fazer um exame de ressonância que diagnosticou cinco hérnias de disco. Eu estava perdendo o movimento das pernas, principalmente da direita e não conseguia andar”, revelou.

O paciente conta que posteriormente, chegou ao HRCC e foi examinado pelo médico neurocirurgião Ademar Ferreira. “Fui orientado a fazer uns exames preliminares e foi que aconteceu de descobrir que eu estava com problema no coração, arritmia e coagulação. Eu não tinha condições de ser operado naquela situação. Só Deus é quem sabe, mas possivelmente eu poderia vir a falecer”, revelou.

Na unidade hospitalar, diante do quadro clínico apresentado, o senhor Vanderlei Leal foi encaminhado para uma cardiologista. “Fui examinado pela Dra. Carolina Santana, por sinal, uma ótima médica. Eu fiz o tratamento em casa. Quando eu voltei, passei por todos os exames preliminares do coração, ecocardiograma, mapeamento. Tudo eu fiz e entreguei. Ela [a médica] fez um laudo e me encaminhou”, contou.

Também com enfisema pulmonar, devido a um período longo de tabagismo, segundo o próprio paciente, ele precisou de acompanhamento médico especializado. “Eu tive que passar por uma pneumologista aqui no hospital, que é Dra. Rosângela Melo, muito boa médica. E no mais ficou tudo bem para fazer a minha cirurgia de coluna com os doutores Antônio Roberto e Ademar Ferreira”, disse.

Antes da cirurgia, Vanderlei Leal revelou que ficou internado por 15 dias. “Isso para fazer todos os exames e ter o respaldo clínico da equipe médica. Só iriam me operar se eu tivesse uma segurança total da cardiologista e da pneumologista. Segui todas as recomendações médicas. O meu tratamento foi excelente, agradeço a todos médicos, enfermeiros, a todos profissionais daqui”, declarou.

“Agradeço muito por ter recebido esse tratamento de excelência, graças ao SUS aqui na Bahia. Desejo que todos os pacientes tenham fé em Deus e a confiança na equipe deste hospital que é muito competente. Desde quem faz a limpeza, até a alta direção aqui todos são muito bons. Muito obrigado a todos. Obrigado por cuidarem da minha saúde tão bem”, concluiu.