Internacional
Trump reeleito: impacto nas exportações brasileiras
O comércio internacional certamente é um dos principais perdedores com a eleição de Trump. México, China e Brasil serão os principais impactados, com efeito negativo especialmente no setor de exportação. Em um de seus últimos discursos antes da eleição, Trump já enfatizou sua preferência pela aplicação de novas tarifas, ampliando a proteção para as empresas locais em detrimento das internacionais. Em seu último governo, por exemplo, ele adotou uma alta tarifa contra o aço brasileiro, afetando diretamente nossas siderúrgicas. Ainda assim, o problema sempre pode ser visto como oportunidade, apesar das dificuldades, como a necessidade de explorar novos mercados.
Além das questões comerciais, Trump se opõe a órgãos internacionais como a OMC, ONU e a OMS, adotando uma postura mais nacionalista e cética em relação à cooperação global, o que ele considera uma “ideologia globalista”.
*Por Marcelo Vitali, diretor da How2Go no Brasil, liderando a expansão global da agência de internacionalização e o desenvolvimento de novos mercados no país. Com mais de 18 anos de experiência em relações internacionais e comércio exterior, o executivo tem uma trajetória consolidada no desenvolvimento de negócios e na internacionalização de empresas.
Envie seu comentário