Conecte-se conosco

Ilhéus

Hospital Regional Costa do Cacau promove IV SIPAT com tema central na segurança do trabalhador

 

O sistema eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) registrou em 2023 uma marca de 499.955 acidentes de trabalho Brasil, destes 2.888 foram fatais. Diante desse cenário, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) promoveu a sua IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) com o tema “EPI: sua vida vale mais que qualquer risco”.

O evento, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) com o apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), teve sua abertura nesta quinta-feira (07) com uma apresentação sobre Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST – Ilhéus).

Na ocasião, Fernanda Jovita, coordenadora do CEREST – Ilhéus, abordou a importância de sua instituição e as atividades realizadas nos municípios. Ela estava acompanhada pela sanitarista Quezia Souza de Santana Lima e do médico Ricardo Marques, também da equipe da referida entidade.

Em seguida, as facilitadoras Bárbara Lima, Carla Bracchi, Eliane Matos, Raíza Coimbra e Evelly Costa, estagiárias do sexto semestre de Psicologia da Faculdade de Ilhéus, ministraram uma apresentação sobre o tema ‘Assédio Moral: Precisamos Falar Disso’, com orientações sobre a conduta considerada abusiva e ato ilícito. A professora Dayane Mangabeira estava presente durante a apresentação realizada por suas alunas.

A engenheira de Segurança do Trabalho Bruna Sobral, do SESMT do HRCC, explicou que esses temas abordados recentemente na unidade hospitalar voltaram a ser reforçados na IV SIPAT. “Após as palestras, seguimos a nossa semana realizando orientações através de atividades lúdicas, interativas e dinâmicas com foco na segurança do trabalhador”, destacou.

Raivanci Arrais, presidente da CIPA do HRCC, disse que o foco também consiste em evidenciar a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), principal meio para se evitar acidentes. “Nosso evento iniciou na quinta e encerrou na última sexta-feira com o sorteio de brindes para colaboradores que participaram da nossa ação”, concluiu.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *