Conecte-se conosco

Artigo do Dia

A limpeza urbana: a responsabilidade coletiva para um município de todos e para todos

A limpeza urbana é essencial para garantir a saúde e o bem-estar da população. No entanto, o destino do lixo por parte dos cidadãos ainda é um desafio. Estudo do IBGE revela que, em média, o brasileiro gera 1,1 kg de lixo por pessoa por dia, grande parte do qual poderia ser reciclado ou descartado de maneira responsável.

A disposição incorreta do lixo contribui para a proliferação de doenças e prejuízo à estética das cidades, afetando a qualidade de vida de todos. A responsabilidade pela limpeza urbana não é exclusiva dos serviços públicos. A população tem um papel fundamental e a educação ambiental é fundamental para a melhoria dos hábitos de descarte e redução da produção de resíduos.

Em muitas cidades brasileiras, a coleta seletiva continua em fase de implantação, comprometendo o potencial de reciclagem. Apenas 17% do lixo produzido no Brasil é reciclado, ainda segundo o IBGE. A coleta seletiva é uma política urgente e uma oportunidade de gerar emprego e renda. As cooperativas de reciclagem e os coletores desempenham um papel importante, gerando valor a partir dos resíduos e contribuindo para a economia circular. Cada tonelada de plástico reciclado, por exemplo, evita a emissão de 1,9 tonelada de CO² na atmosfera.

Em Ilhéus, apesar de existir uma coleta urbana que segue um planejamento semanal – que pode ser encontrado nos canais oficiais da Prefeitura –, ainda falta a implementação da coleta seletiva. Isso representa uma lacuna importante, pois a adoção dessa política não poderia apenas melhorar o meio ambiente, mas também gerar empregos e fortalecer a economia local, valorizando as cooperativas de coletores. Que tal o próximo governo adotar a implantação da coleta seletiva como um dos compromissos de gestão? Afinal, um Ilhéus mais limpo e sustentável será um grande benefício para todos.

E, por sermos uma cidade turística e termos nessa atividade uma importante fonte de renda, precisamos trabalhar juntos para que Ilhéus seja limpo e agradável, tanto para os visitantes quanto para os moradores. A preservação da beleza natural e histórica de Ilhéus depende da colaboração de todos para manter uma cidade livre de lixo e bem cuidada.

O lixo de uma cidade é reflexo do lixo gerado pelos seus habitantes. A responsabilidade de manter uma cidade limpa está em cada um de nós. Entender a importância de dar o destino correto aos resíduos é essencial para garantir um lugar mais saudável, sustentável e justo. A coleta organizada já existe, mas a conscientização coletiva é o que realmente faz a diferença para manter Ilhéus limpa e segura. Portanto, a limpeza urbana é uma responsabilidade compartilhada. Se cada um fizer sua parte, Ilhéus será uma cidade mais limpa e sustentável para todos.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *