Conecte-se conosco

Ilhéus

Ação de prevenção para as principais causas de LER/DORT é promovida no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio

Alunos da disciplina Princípios Ergonômicos e Preventivos, do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT), de Ilhéus, realizaram uma ação de prevenção para as principais causas de Lesão do Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, através da autorresponsabilidade e da conscientização corporal, com oferta de automassagens e ginastica laboral. A iniciativa fez parte de um Projeto de Extensão desenvolvido pelos estudantes e coordenado pela professora Karla Gresik.

Para a execução deste projeto, os alunos realizaram uma avaliação ergonômica dos mobiliários, equipamentos e postura do trabalhador, utilizando como instrumentos checklists validados e técnicas de observação. Concluída esta etapa, a turma passou a analisar, em sala de aula, os dados coletados, sistematizando em tabelas e preparando uma proposta de prática preventiva.

“Os DORT são passíveis de acometer pessoas em qualquer tipo de trabalho. A atividade de assistência hospitalar também pode impor aos trabalhadores da saúde situações que possam oferecer risco. Um exemplo disso é quando a ergonomia não é favorável ou a rotina de trabalho impõe movimentos repetitivos e estressantes”, revela a coordenadora do projeto, Karla Gresik. A ação também contempla trabalhadores das empresas terceirizadas que prestam serviço ao hospital.

*Referência*

Gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), o Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio conta com 105 leitos, destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada de parte significativa da região sul da Bahia.

O investimento do estado foi de aproximadamente 40 milhões de reais, entre obras e equipamentos. A unidade já realizou mais de 9 mil partos. O HMIJS é o único hospital da Bahia referência para atendimento especializado aos Povos Originários.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *