Conecte-se conosco

Variedades

Governo Federal intensifica mobilização da Defesa Civil Nacional no apoio às cidades atingidas pelas chuvas

Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), está mobilizado para ajudar a população afetada pelas fortes chuvas que atingem dezenas de municípios em diversas unidades da Federação.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional opera em nível laranja (alerta) e mantém contato diário com agências de monitoramento e Defesas Civis estaduais e municipais.

“Seguindo uma determinação do presidente Lula, desde sexta-feira (10) estamos, por meio da Defesa Civil Nacional, em contato frequente com os governos estaduais de Minas Gerais, São Paulo e Bahia e, também, com as prefeituras das cidades desses estados que foram atingidas por fortes chuvas nos últimos dias”, afirmou o ministro Waldez Góes, que ressaltou inclusive que já conversou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

MINAS GERAIS – Um dos estados mais afetados é Minas Gerais, onde uma forte chuva atingiu os municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso na madrugada desse domingo (12). As precipitações causaram deslizamentos de terra e alagamentos em vários pontos das duas cidades. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, até a segunda-feira (13) foram registradas dez mortes em Ipatinga e uma em Santana do Paraíso.

Waldez Góes conversou com o prefeito de Ipatinga, Gustavo Morais, nesta segunda-feira. “A situação na cidade se agravou e, infelizmente, houve o registro de óbitos. Manifesto nossa solidariedade ao povo ipatinguense e de todas as cidades atingidas. Seguimos com o trabalho conjunto do Governo Federal, estados e municípios para a devida assistência à população, como temos feito em cada situação de emergência vivida em nosso País”, declarou o ministro.

Nesta terça-feira (14), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ao divulgar a previsão de riscos geo-hidrológicos, considerou como alta a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa em regiões de Ipatinga (MG), devido aos elevados acumulados observados nas últimas 48 horas, somado à chuva prevista, que podem surgir na forma de pancadas. Neste cenário, é esperado que ocorram alguns deslizamentos de terra, especialmente em áreas urbanas e eventuais “quedas de barreira” à margem de rodovias.

DEFESA CIVIL – Técnicos da Defesa Civil Nacional se reuniram nesta segunda-feira com a equipe da Defesa Civil de Ipatinga. O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, participou do encontro. A reunião virtual teve como objetivo orientar o município sobre a solicitação de reconhecimento federal de situação de emergência e, consequentemente, liberação de recursos para socorro, assistência humanitária e restabelecimento.

“Foi uma reunião de orientação. Explicamos sobre a necessidade do reconhecimento federal para que possamos começar a ajudar nas ações emergenciais, como limpeza de vias públicas”, disse o secretário Wolnei.

Para informar a população dos riscos, a Defesa Civil Nacional enviou alertas para as cidades de Caratinga, Inhapim, Congonhas, Dom Joaquim, Ipatinga, Governador Valadares, Viçosa, São Francisco, Januária, São Pedro do Suaçuí, Frei Inocêncio, Mariana e Água Boa.

BAHIA – O Cemaden também considerou como alta para esta terça-feira a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos na região de Salvador, no estado da Bahia, devido à previsão de continuidade das chuva de intensidade fraca a moderada e aos acumulados de precipitação, principalmente nas bacia hidrográfica dos rios Cachoeira e Una. Segundo o órgão, essas condições podem ocasionar enxurradas e alagamentos temporários em áreas rebaixadas com drenagem deficiente e inundações urbanas.

OUTRAS OCORRÊNCIAS – Após o rompimento de um trecho da rodovia SE-438, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe confirmou, na segunda-feira, a morte de uma pessoa no município de Capela. O corpo da vítima foi encontrado a cerca de 500 metros do local onde houve o rompimento da estrada. Na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, outra morte foi registrada após o desabamento de uma casa.

MAIS CHUVAS – Nesta terça-feira (14), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas e classificou o grau de severidade como “perigo” para dezenas de municípios em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rondônia, além do Distrito Federal.

Segundo o Inmet, as chuvas devem vir acompanhadas de ventos que podem chegar a 100 km/h e há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

INSTRUÇÕES – O Inmet também divulgou instruções sobre como proceder diante de fortes chuvas:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

“Seguindo uma determinação do presidente Lula, desde sexta-feira (10) estamos, por meio da Defesa Civil Nacional, em contato frequente com os governos estaduais de Minas Gerais, São Paulo e Bahia e, também, com as prefeituras das cidades desses estados que foram atingidas por fortes chuvas nos últimos dias”

Waldez Góes
Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional

Defesa Civil e Defesa Nacional
Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *