Conecte-se conosco

Entretenimento

44ª Lavagem do Beco do Fuxico em Itabuna chega ao fim com bastante animação e recordes

A 44ª Lavagem do Beco do Fuxico em Itabuna chega ao fim na madrugada deste domingo, dia 23, com bastante animação e recordes em relação aos anos anteriores. Foram três noites de festa com milhares de pessoas lotando as avenidas Duque de Caxias e do Cinquentenário, a Praça Adami e a travessa Adolfo Leite, o Beco do Fuxico, com animação, entusiasmo e muita alegria.

Ao todo, 16 blocos participaram da festa puxados por artistas locais. Na sexta-feira, o Bloco Ouro foi puxado pela banda Amor a Dois enquanto na tarde de sábado Bloco Palhassada desfilaram os blocos Cuidar com Amor, Lá Vamos Nós com a Capoeira, Esquerdô, Kizumbas, Grupo Humanos, Ylé Axé Odara, Hora Extra, Mendigos de Gravata, Casados I…responsáveis e Tabokas Rock merecendo destaque as participações de Rafah Mota no bloco As Mocreias, Alex Oliveira no Dez Casados, Egnaldo França no Encantarte, e a Charanga da Alegria no Maria Rosa, o mais antigo da cidade.

Segundo a assessora da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Geisa Bahia, é sensacional a participação de artistas e bandas locais nas festividades como a Lavagem do Beco do Fuxico. “Além do reconhecimento aos nossos talentos é um novo mercado que se abre. Neste ano, a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) incentivou os blocos carnavalescos tradicionais com a abertura de um edital para fomento com um investimento de R$ 180 mil para a valorização cultural”, disse.

Também se apresentaram no Beco do Fuxico as bandas Caramelo com Banana e o cantor Fabão, Olha o Balanço na prancha elétrica com os cantores Rafinha e Gel (Nova Proposta) que encantaram o público. Na Praça Adami os shows ficaram a cargo do DJ Djavan, o cantor Pedro Pondé que pela primeira vez mostrou suas canções ao público itabunense apesar de ter mais de 20 anos de experiência sobre os palcos.

Ele inclusive chamou ao Trio Elétrico Barretão o cantor Rafael Pin que é um divulgador do seu repertório. O artista de Itabuna deu canja e declarou feliz: “Fiz o que um monte de gente queria fazer. Te dar um abraço” bradou para delírio dos conterrâneos. Pedro Pondé também fez homenagens aos seus ídolos, como Raul Seixas, cantando Metamorfose Ambulante e Maria Bethânia, de quem cantou Carcará.
“Não perco um show do Pedro Pondé, acho um cantor completo, o repertório é revolucionário e sua música fala de coisas muito boas”, disse a professora Amália Leão que em conjunto com um grupo de amigos curtiu o show, dançou e cantou bastante. Na sequência houve as apresentações do DuRolê, La Fúria e Oz Polêmicos.

O prefeito Augusto Castro, que estava acompanhado da Primeira-dama Andrea Castro, deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) e secretários municipais, comentou que a Lavagem do Beco do Fuxico é um patrimônio cultura de Itabuna e neste ano bateu todos os recordes em relação aos dias de sua realização, número de blocos, cantores e bandas. “É o nosso carnaval e estou muito feliz em proporcionar o lazer, a alegria e o entretenimento para a nossa população e de municípios circunvizinhos. O povo precisa desses momentos para se divertir e brincar”, disse.

A Primeira-dama Andrea Castro falou dos projetos sociais desenvolvidos durante a Lavagem do Beco do Fuxico, a exemplo do Espaço Kids para acolhimento dos filhos dos vendedores ambulantes que trabalharam durante a festa e do Bailinho Infantil com atrações próprias para as crianças. “É encantadora essa ação da Prefeitura na gestão do prefeito Augusto Castro. É um sinal de apreço às crianças e de uma preocupação com a inclusão social”, afirmou.

“Também quero destacar a ação dos Agentes de Proteção à Infância da Vara de Menores, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e do Conselho Tutelar vigilantes na proteção de crianças e adolescentes”, disse. Nesta edição da Lavagem do Beco do Fuxico a segurança contou com mais de 550 profissionais das polícias militar, civil, bombeiros e guardas civis.

Foram empregados 320 policiais militares do 15º BPM, 40 agentes da Polícia Civil da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), 30 bombeiros militares do 4º Batalhão de Bombeiros, 160 guardas civis municipais GCM, além de profissionais das secretarias municipais de Segurança e Ordem Pública, Indústria, Comércio, Emprego e Renda e da Saúde, através do SAMU-192 e do Posto de Emergência. Além disso, houve a coleta seletiva de recicláveis a cargo de agentes da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis (AACRI) de Itabuna.

 

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *