Conecte-se conosco

Bahia

SEC faz visitas a colégios estaduais da capital para traçar estratégia de melhoria de infraestrutura

Na manhã desta segunda-feira (24), técnicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC) visitaram as instalações do Colégio Estadual Professora Maria Anita, em Colinas de Periperi, subúrbio de Salvador, e dialogaram com a comunidade escolar sobre as possibilidades de melhorias e modernização da infraestrutura escolar. A iniciativa integra a série de ações do Governo do Estado que vem investindo na adoção de um novo padrão de engenharia para as escolas da Rede Estadual de Ensino, com foco em proporcionar maior conforto, comodidade e melhores condições de trabalho para os educadores e de aprendizagem para os estudantes. Ações semelhantes serão realizadas em outras unidades da rede estadual de ensino.

Cerca de R$ 719 milhões estão sendo investidos pelo Estado, de 2023 a 2025, para a requalificação dos colégios estaduais localizados na capital baiana, incluindo a construção de três novas escolas, onze ampliações, 41 modernizações, três requalificações de prédios existente e reformas. Destas, o Estado já entregou duas novas escolas, três obras de ampliação, duas de modernização e 163 reformas, além de doze quadras poliesportivas cobertas, que permitem a prática de atividades com maior conforto térmico.

 

Foto: Memo Soul

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, acompanhou a visita e falou sobre a importância desses investimentos para tornar o espaço da escola mais acessível e acolhedor, em especial para a comunidade local. “A gente tem que fazer cobertura de quadras, reforma elétrica e estamos pensando como otimizar e melhorar cada vez mais essa unidade escolar aqui. É uma unidade que é muito importante para essa localidade. Temos o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional. Precisamos dar melhores condições para os nossos estudantes”.

A estudante do 3° ano Ana Carolina Pereira de Oliveira, 16 anos, presidente do Grêmio Estudantil da unidade escolar, considerou importante a presença dos técnicos, conferindo in loco a realidade da escola e escutando as solicitações dos estudantes “Temos muita demanda de sala para e tem a quadra que não está coberta. Por exemplo: dia de chuva, o professor de Educação Física não pode dar aula na quadra. Também queremos uma melhor climatização. Tem ar-condicionado nas salas, mas precisa aumentar a quantidade. Às vezes o aluno chega cansado por subir essa ladeira. Então, a nossa expectativa é melhorar essa questão do conforto”, afirmou.

Durante a visita, o diretor da unidade escolar, Cláudio Gomes, apresentou as instalações do prédio escolar, que está instalado em área de declive e possui muitos desníveis e escadas. Para ele, a presença da equipe técnica da SEC é importante para compreender as necessidades da comunidade escolar. “A visita da secretária na unidade escolar é muito positiva, pois apresenta uma gestão mais humana, mais participativa, mais próxima do colégio, onde nosso aluno está estudando e as melhorias devem estar girando ao redor do aluno, para termos uma educação de qualidade”, declarou.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom/SEC
Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *