Cidades
4º Circuito Cine Éden leva filmes nacionais a dez diferentes locais de Ipiaú
Com o tema “Cinema por Toda Parte”, o evento acontece de 20 a 26 de abril, trazendo clássicos como “Central do Brasil” e títulos recém-lançados como “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”. Confira a programação completa.

Durante sete dias, Ipiaú vai se transformar em uma grande sala de cinema a céu aberto. De 20 a 26 de abril, o município vai sediar o 4º Circuito Cine Éden, levando sessões gratuitas de filmes brasileiros a 10 diferentes locais da cidade, incluindo praças, escola, universidade, zona rural e até bar. A proposta do evento é tornar o audiovisual acessível a todos, reforçando o potencial do interior como espaço legítimo de produção, fruição e reflexão cinematográfica.
Com o tema “Cinema por Toda Parte”, a nova edição aposta no encontro entre filmes e públicos diversos. Clássicos como Central do Brasil dividem espaço com produções recém-lançadas como Saudade Fez Morada Aqui Dentro, revelando um panorama rico e plural do cinema nacional. Cada mostra propõe também reflexões sociais, afetivas e políticas, atravessando temas como saúde pública, identidade, ancestralidade e memória.
“Esta quarta edição do evento marca um novo momento para o audiovisual em Ipiaú, consolidando a cidade como um polo de resistência cultural e reafirmando o compromisso de que o cinema deve ser, de fato, para todos e em todos os lugares. Além disso, a curadoria pensou cuidadosamente para que cada filme exibido dialogue com o público de cada local”, destaca Henrique Filho, coordenador geral do evento e diretor artístico da Voo Audiovisual, organização responsável pela produção do 4º Circuito Cine Éden.
Programação diversa, gratuita e acessível
Totalmente gratuita, a programação começa no domingo, dia 20, com a Mostra Cinema na Roça, direto da Fazenda do Povo, na zona rural do município. Na tela, o longa Rosa Tirana, de Rogério Sagui, promete encantar o público presente com a história da pequena Rosa e sua jornada em busca de Nossa Senhora Imaculada para fazer chover no sertão. O ator Juarez Oliveira participa da sessão como convidado. Também será exibido o curta Sob o ditame do rude almajesto (sinais de chuva), de Olney São Paulo.
Na segunda, dia 21, às 16h, acontece a Mostra Cine Saúde, no Complexo Poliesportivo e Cultural Dr. Salvador da Matta, onde será exibido o curta-metragem Eu Preciso Destas Palavras Escrita, de Milena Manfredini, e o longa Quando Falta o Ar. Dirigido por Ana Petta e Helena Petta, o documentário revela os bastidores da luta de trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia da covid-19. Às 19h, a população ipiauense poderá experimentar o primeiro Cine Drive-in realizado na cidade, com a exibição de Central do Brasil, filme de Walter Salles indicado ao Oscar, além do curta Central Conquista Brasil – Os 7 dias da criação, de Esmon Primo.
Na terça-feira, dia 22, a Mostra Cinema Acessível ocupa o Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú (CAPI) com uma sessão às 16h com recursos de libras, audiodescrição e closed caption. Serão exibidos os filmes Alice dos Anjos, longa-metragem infantojuvenil de Daniel Leite Almeida, que estará presente como convidado, e Jussara, de Camila Cordeiro Ribeiro. Às 19h, é a vez da Mostra Cinema na Universidade, que acontecerá no Campus XXI da UNEB, com a exibição do longa Diários de Classe. O filme de Maria Carolina e Igor Souza entrelaça as histórias de três mulheres em busca de inclusão social por meio da educação. Igor estará presente como convidado. O curta O T-Rex e a Pedra Lascada, de Luã Ériclis, também compõe a sessão.
Na quarta-feira, dia 23, a Mostra Cinema na Escola levará estudantes do Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CIEBTEC) ao mundo circense do documentário Jonas e o Circo Sem Lona, de Paula Gomes, que será exibido às 16h, junto com o curta Sweet Karolyne, de Ana Bárbara Ramos. A cineasta Milena Pinheiro, da Plano 3 Filmes, participa como convidada da sessão. Mais tarde, às 19h, o Cinema no Terreiro ocupa a Praça dos Orixás com o longa inédito 3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado, e o curta Òrun Àiyé – A Criação do Mundo, de Jamille Coelho e Cintia Maria, em uma noite de celebração da cultura afro-brasileira.
Na quinta-feira, dia 24, às 19h, a mostra Cinema no Bairro apresenta na Avenida São Salvador, Centro, o longa também inédito na região Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges, que acompanha a trajetória de um adolescente que está perdendo a visão. O curta Pele Manchada, que possui cenas capturadas pelo Google Maps desse mesmo bairro, também será exibido. O diretor do filme, Victor Mota, estará presente na sessão, assim como Milena Pinheiro, que volta a participar como convidada para um bate-papo.
Já na sexta, 25, é dia de ocupar o Barbossa com a Mostra Curta no Bar, que reúne produções locais selecionadas no concurso lançado pela Voo para valorizar a produção audiovisual ipiauense. A sessão inclui o videoclipe Temporais, de Verônica Leite, os curtas Bloco Afro Zumbi, de Mario Cesar Santos de Oliveira, Terra de Insanos, uma curta história, de Carolina Olidia, e Contos de Farda, de José Araripe Jr.
Fechando a programação no sábado, dia 26, a Mostra Cinema de Resistência convida o público a refletir sobre as memórias e os espaços do cinema com Retratos Fantasmas, do renomado diretor Kleber Mendonça Filho. A sessão, que acontece na Praça Ruy Barbosa, em frente ao Cine Teatro Éden, também contará com o curta Coleção Preciosa, de Filipe Gama e Rayssa Coelho, realizadora convidada para a exibição, juntamente com José Araripe Jr.
A escolha desse local para encerrar o evento reforça o compromisso do Circuito Cine Éden em preservar a memória de um espaço que, além de ser patrimônio histórico de Ipiaú, se constituiu como um elemento importante para o desenvolvimento econômico, cultural e social da cidade.
A programação completa também está disponível no site https://circuitocineeden.com.br/

Envie seu comentário