Bahia
Duplicação da BR-415 entre Nova Itabuna e Nova Ferradas contará com investimentos de mais de R$ 75 milhões

A Prefeitura de Itabuna, por Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), apresentou nesta semana, em Salvador, a pauta para o suporte às atividades e programas da agricultura familiar às secretarias estaduais de da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES).
A agenda foi cumprida pelo secretário João Carlos Oliveira da Silva e o diretor de Meio Ambiente, Marcelo Lisboa, que levaram à SEAGRI o pedido de fornecimento de mudas de cacau e de frutíferas pelo Instituto Biofábrica de Cacau para a distribuição entre as 14 associações da pequena produção e agricultura familiar, de um resfriador de leite e de implementos agrícolas para tratores (grade, arado, etc.).
Também foi discutida a integração institucional para melhor atender às necessidades dos agricultores e sua inserção nos programas de fomento da Seagri. No encontro, os representantes da SEAGRIMA foram recebidos pelo Chefe de Gabinete Thiago Guedes Viana.
Na audiência com o secretário Osni Cardoso na SDR, o secretário João Carlos e o diretor Marcelo Lisboa fizeram pedido para a doação de 80 barracas padronizadas para serem entregues aos agricultores que comercializam produtos às sextas-feiras na Feira do Produtor, na Avenida Amélia Amado, no centro da cidade, em substituição às que foram fornecidas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) há quatro anos.
Na SEADES, que tem como titular a secretária Fabya Reis, o titular da Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna discutiu projetos referentes à agricultura urbana, a exemplo de hortas comunitárias, tema em discussão com a direção do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC).
Na capital, o titular da SEAGRIMA e o diretor de Meio Ambiente participaram do V Fórum Estadual dos Gestores Municipais da Agropecuária da Bahia (FEAGRI), que reuniu representantes de mais de 200 cidades do Estado no Centro de Convenções de Salvador.
Anfitrião do evento, o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, avaliou os trabalhos desta edição. “A adesão dos gestores da agropecuária de diversos cantos da Bahia demonstra o reconhecimento da importância do Feagri como um espaço de qualificação e articulação”.
Na abertura, o presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória, apresentou um panorama geral dos projetos desenvolvidos pela empresa, acompanhado pelo gerente de projetos Júnior Sanches, Daniel participou de um painel ao lado do diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia (ADAB), Paulo Sérgio Luz, e do chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Thiago Guedes Viana.

Envie seu comentário