Ilhéus
Nova empresa é definida e obras da Fiol devem ser retomadas

As obras do Trecho 1 da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), entre as cidades de Caetité e Ilhéus, na Bahia, que foram suspensas com 75% do projeto concluído no dia 1º de abril, devem ser retomadas em breve.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou que subconcessionária Bahia Ferrovias S.A. será a empresa a executar o restante da obra entre o km 1145+885 e km 968+430 do Lote 4F, nos municípios de Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio.
As intervenções autorizadas incluem a construção de pátios de cruzamento, desvios, remanejamento de linhas de transmissão de eletricidade, áreas de passagem de gado e pequenos veículos, pontes e viadutos.
A obra foi suspensa após a Bahia Mineração (Bamin), responsável pela construção, romper do contrato com a construtora Prumo Engenharia, após um investimento de R$ 784 milhões.
O trecho 1 da Fiol foi a primeira obra anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023.
O projeto previa 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios baianos. Na época, a Bamin previu concluir essa etapa até 2027, mas Lula pediu celeridade nos trabalhos para que a entrega acontecesse em 2026, ano eleitoral.

Envie seu comentário