Cidades
Prefeitura de Jequié participa do II Fórum Nacional de Gestores da Cultura

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, participou do II Encontro Nacional de Gestores da Cultura, realizado entre os dias 23 e 25 de abril, na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. Representando o município, estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, e a diretora de Promoção Cultural, Virginia Pimentel. O evento, organizado pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, consolidou-se como um espaço estratégico de diálogo, cooperação e formulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor cultural.
Reunindo mais de 1.500 participantes, entre representantes dos 26 estados, do Distrito Federal e de aproximadamente 700 municípios, o fórum contou com uma programação intensa. Além de painéis temáticos e capacitações práticas, o encontro promoveu reuniões por áreas de atuação e espaços de articulação entre os entes federativos, com foco na construção de pactos e estratégias conjuntas, contando com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, de diversos especialistas e nomes renomados do cenário cultural nacional.
Para o secretário Domingos Ailton, a participação no evento foi fundamental para o avanço das políticas culturais do município.
“O II Encontro Nacional de Gestores da Cultura foi de grande relevância para que possamos fortalecer as políticas culturais em Jequié. Observamos o quanto a cultura é fundamental, não só como identidade simbólica do nosso povo, mas para a economia, a geração de emprego e renda e para agregação de valor aos produtos culturais. Para isso é necessário a pesquisa e o registro dos indicadores culturais. A cultura contribui para diminuir o índice de violência e melhora o bem-estar das pessoas. A cultura cura! Participar e assistir atividades culturais melhora a qualidade de vida das pessoas e é essencial, também, para que possamos desenvolver políticas públicas culturais, o estudo sobre as novas leis. O Marco Regulatório do Fomento à Cultura, por exemplo, contém vários dispositivos que desburocratizam e facilitam o desenvolvimento de ações culturais.”, destacou o secretário.

Envie seu comentário