Conecte-se conosco

Bahia

Prefeitura de Itabuna comemora 1º ano de posse de servidores municipais da 1ª turma de aprovados no concurso público

Há um ano, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação, realizava no dia 7 de maio, a solenidade de posse da primeira turma de 138 servidores públicos municipais aprovados no Concurso Público nº 01/2023. O ato foi presidido pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que fez a saudação aos concursados e às suas famílias.

“O serviço público é gratificante para quem gosta de servir. Vocês estão de parabéns porque chegaram neste momento. A vida é feita de momentos e vocês o estão dividindo com familiares e com a nossa Administração”, discursou o prefeito na solenidade.

Ao todo 965 servidores foram nomeados e empossados, gradualmente, depois de aprovados no Concurso Público realizado pela Prefeitura de Itabuna, que contou com um total de 45 mil participantes. Antes de cada solenidade, os novos servidores preencheram declarações de que não acumulavam cargos ou funções públicas e de bens para cumprir as formalidades exigidas pela Secretaria de Gestão e Inovação.

O prefeito Augusto Castro realçou o dia de celebração dos empossados e de suas famílias. “Por meio de concursos, o público oxigena a máquina e dá segurança e qualidade ao atendimento das demandas da população. Por isso, a posse de cada novo servidor público significa a conclusão de um compromisso que assumi na campanha eleitoral de profissionalizar a Administração, onde valorizamos e reconhecemos a importância dos servidores”, acrescentou.

O secretário de Gestão e Inovação, António Brandão Calhau, lembrou que no período entre maio do ano passado até o presente os servidores tiveram reajuste de 5,48% nos salários, o auxílio-alimentação passou a RS 700, com 14,45% de ganho real no tiquete-refeição.

Além disso, foi regulamentado o requerimento de Licença-Prêmio até o dia 12 de maio, com 450 já concedida, Licenças para qualificação estão sendo concedidas, adotados estudos para reativar a Escola de Governo. Também estão sendo executadas capacitações permanentes e Novos Planos de Carreira dos Servidores.

 

O concurso público foi executado com transparência e respeito e acompanhado em sua integralidade pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e Ministério Público do Trabalho (MPT), de acordo com o procurador-geral do município, Álvaro Ferreira. Na solenidade de posse, ele fez um relato de todas as fases, desde setembro de 2020, quando prestou assessoria ao então candidato Augusto Castro.

Ele lembrou a instituição dos Planos de Cargo, Carreiras e Remuneração pela atual gestão no cumprimento a mais um desafio na profissionalização da máquina pública. “Por isso, digo a todos vocês que tomam posse nesta solenidade que os PCCRs vai lhes dar e ao quadro de servidores estabilidade e segurança nas carreiras, além de garantir a qualificação necessária”, realçou.

 

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *