Notícias
Cia das Ekedjys, Makotas e Ajoyês, realiza o primeiro Encontro Municipal das Mulheres de Axé de Ilhéus

Nos dias 09 e 10 de maio de 2025, o Nzó Mwtarakabyla Tombenci Bisneto, foi palco do pioneiro encontro que destacou a importância da valorização das mulheres de axé, quilombolas e indígenas de religiões de matriz africana.
Pelo fortalecimento das suas políticas públicas específicas, idealizado pela CIA DAS EKEDJYS, MAKOTAS E AJOYÊS DE ILHÉUS, o Encontro Municipal das Mulheres de Axé propôs um diálogo profundo sobre temas que afetam cotidianamente a vida dessas mulheres e suas comunidades.
Na programação uma série de palestras e rodas de conversa ao longo dos dois dias, reuniu mais de 100 mulheres lideranças, ativistas e especialistas para tratar questões cruciais, como o racismo religioso, os direitos dos povos de terreiro, a saúde da mulher, e a geração de trabalho e renda para mulheres de axé.
De acordo com dados do Ministério das Mulheres e do Ministério da Igualdade Racial, as mulheres de axé enfrentam uma realidade de extrema vulnerabilidade quando se trata de acesso às políticas públicas.
A falta de informações adequadas sobre seus direitos e especificidades tem sido uma barreira constante para garantir acesso a serviços essenciais como educação, saúde, transporte, e outros, o que as coloca em situação de desvantagem em relação a outras mulheres. Isso impacta diretamente suas condições de vida, sua cidadania e dignidade.
A proposta trouxe ainda mais empoderamento dessas mulheres, por meio de ações psicossociais, políticas e econômicas, que visaram instrumentaliza-las com conhecimentos sobre melhores condições de vida, maior representatividade e acesso efetivo às políticas públicas.
A CIA DAS EKEDJYS, MAKOTAS E AJOYÊS DE ILHÉUS tem perfil no Instagram com @cia.ekedjismakotas onde compartilham suas atividades e ações, confira as fotos e vídeos dos dois dias.

Envie seu comentário