UESC
Professoras da Uesc e da USP são coautoras de livro publicado pela Springer Nature

As professoras Flávia Alessandra de Souza, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (DFCH/Uesc), e Francirosy Campos Barbosa, do Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP), destacam-se como coautoras da obra Muslim Women’s Lived Experiences and Intersectional Identities – A Global Perspective, publicada pela editora Springer Nature, referência internacional na área científica.
O livro, de cunho interdisciplinar e com abordagem global, reúne estudos sobre as experiências vividas por mulheres muçulmanas e suas identidades interseccionais. A convite de Flávia Alessandra, ambas assinam o capítulo Woman, Islamic, Intellectual, Activist and Academic, in Brazil? A dialogue with Francirosy Campos Barbosa, fruto das pesquisas realizadas pela docente da Uesc no Research Committee 46 on Clinical Sociology da International Sociological Association (ISA RC46).
No capítulo, estruturado em formato de entrevista, Flávia conduz um diálogo com Francirosy, destacando sua trajetória enquanto mulher muçulmana, antropóloga, intelectual e ativista. A interlocução promove uma reflexão sobre temas como islamofobia, feminismo negro e opressões interseccionais, a partir de vivências brasileiras.
Organizada por pesquisadoras da Malásia e dos Estados Unidos, a publicação reúne vozes de diferentes partes do mundo e busca desmistificar visões homogêneas sobre o Islã e o papel das mulheres nas comunidades muçulmanas. Ao lançar luz sobre histórias plurais, a obra representa importante contribuição aos debates sobre diversidade, direitos humanos e políticas públicas.
O livro está disponível no site da editora: Springer Nature.

Envie seu comentário