Política
Conheça o perfil de cada um secretario que irão compor o governo de Marão
O futuro prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, no último sábado, 17/12/2016, na presença de milhares de pessoas que compareceram ao evento “Gratidão Gospel Music”, na Avenida Soares Lopes, anunciou os nomes que comporão o primeiro escalão do próximo governo.
Ao anúncio, Mário Alexandre informou que, por medida de contenção de gastos, apenas oito secretários serão nomeados em 1º de janeiro de 2017, das consideradas secretarias de serviços essenciais, como Educação, Saúde, Serviços Urbanos, Turismo, Assistência Social, Comunicação, Relações Institucionais, além das funções de Procurador Geral do Município e Controlador Geral.
O Prefeito eleito acrescentou que as demais Secretarias terão a titularidade provisória cumulada por Secretários que serão empossados de imediato e funcionarão com a colaboração indispensável de servidores municipais efetivos: “Este formato possibilitará a continuidade dos trabalhos das pastas, nesta fase transitória, aproveitando o conhecimento técnico, burocrático, além da experiência na máquina pública, garantindo eficiência”. Ainda, segundo o futuro Prefeito, as outras pastas deverão ter os Secretários nomeados até março/2017, quando avaliações que serão feitas durante esse período, estarão concluídas.
Os critérios utilizados para as escolhas dos futuros secretários contemplaram o conhecimento técnico individual, tendo sido considerados, também, o alinhamento político, a experiência e a sensibilidade de cada um frente às causas sociais, a experiência adquirida na vida e administração públicas e no comprometimento em trabalhar para transformar a realidade do Município, com dedicação exclusiva à função que será exercida.
A decisão relativa ao secretariado é parte da política administrativa de austeridade com os gastos públicos, de urgência e provisórias, que o futuro governo adotará. Diversas funções comissionadas do organograma da administração municipal permanecerão vagas durante um determinado tempo, ao passo que outras vagas serão exercidas por servidores municipais, proporcionando economia aos cofres públicos e valorizando esses profissionais: “O bom servidor é o nosso maior patrimônio e são eles que fazem a máquina administrativa funcionar”, afirmou Alexandre.
Os primeiros cálculos da equipe do próximo governo apontam para uma economia em torno de 350 mil reais mensais, com a adoção deste plano, somente com os cargos que não permanecerão vazios ou que serão preenchidos por servidores. Em conjunto com a redução criteriosa em até trinta por cento do valor dos diversos contratos atuais, pretendida pelo governo Mário/Nazal, almeja-se alcançar a meta de mais de 600 mil reais mensais de economia nos primeiros 90 dias de governo. Neste período, o futuro governo já terá concluído um diagnóstico profundo sobre a administração municipal, que embasará outros cortes de custos, mantendo a política de austeridade, mesmo diante do preenchimento paulatino das vagas de cargos comissionados. “Alcançar esses objetivos não será uma tarefa fácil. Necessitamos formar uma verdadeira força-tarefa
representada por uma grande união suprapartidária, envolvendo os diversos setores da nossa sociedade, do público ao privado, desde a classe política às organizações representativas do cidadão comum”, disse Mário Alexandre, acrescentando que “Ilhéus deve ser a nossa única bandeira”.
Confiram os nomes dos futuros secretários municipais:
1. Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável: José Nazal Soub;
2. Secretaria de Governo: Sérgio Sousa;
3. Secretaria de Relações Institucionais: Alisson Mendonça;
4. Secretaria da Fazenda: Elifaz Anunciação;
5. Secretaria de Comunicação: Alcides Kruschewsky;
6. Secretaria de Administração: Bento Lima;
7. Secretaria de Assistência Social: Soane Galvão;
8. Secretaria de Saúde: Luciene Moura.
9. Secretaria de Educação: Eliane Oliveira;
10. Secretaria de Turismo: Roberto Lobão;
11. Secretaria do Interior: Angelito Dias Filho;
12. Secretaria de Serviços Urbanos: Jorge Cunha;
13. Secretaria de Infraestrutura: Hermano Fanhing;
14. Secretaria de Indústria e Comércio: Paulo Sérgio (Céo Modas)
15. Procurador Geral: Fabiano Almeida Resende;
16. Controlador Geral: Alex Souza
ANEXO – CURRÍCULOS DOS SECRETÁRIOS
Planejamento e Desenvolvimento Sustentável – José Nazal Pacheco Soub – O ilheense tem 60 anos, é filiado ao partido Rede Sustentabilidade, integra o Elo Estadual como membro da Comissão de Ética; ingressou na vida pública em 1977 como Oficial de Gabinete da Prefeitura Municipal de Ilhéus; exerceu diversos cargos na administração pública no Executivo e Legislativo; foi Secretário de Planejamento do Município de Uruçuca; Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus; autor de dois livros publicados sobre a história de Ilhéus;
Filiado ao partido Rede Sustentabilidade, integra o Elo Estadual como membro da Comissão de Ética.
Relações Institucionais – Alisson Ramos Mendonça, 53 anos, Advogado e Agricultor, exerceu cinco mandados de vereador em Ilhéus tendo presidido a Câmara Municipal; foi Secretário de Planejamento, Indústria e Comércio e Secretário de Governo do Município de Ilhéus; Presidente fundador do CONCIDADE 2010/2011.
Turismo e Cultura – Roberto Jose Lobão Nascimento Filho, tem 34 anos e é formado em Publicidade e Direito, especializado em Direito Municipal, Consultor Público experiente atuante em todo território do Estado da Bahia, Promotor Turistico do Estado da Bahia em Estados do Brasil e países da Europa e da América do Norte, gestor do ramo do turismo e da área do entretenimento.
Governo – Sergio S. Souza, 52 anos, bacharel em Teologia, Coordenador de Recursos Humanos do Hospital Geral Luiz Viana Filho.
Administração – Bento José Lima Neto – Advogado, especialista em Direito Público e Privado e em Direito Material e Processual do Trabalho. Professor Universitário de Direito Empresarial, Direito Falimentar, Legislação Trabalhista. Procurador Geral do Município de Uruçuca-Bahia.
Educação – Eliane Oliveira – É graduada em Pedagogia e Letras (português e inglês); pós-graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico (Supervisão e Orientação Escolar); especialista em Psicopedagogia Institucional; formação em Relações Étnico Raciais; mestranda em Educação.
Infraestrutura – Hermano Fahning Ferreira Magno – Tem 41 anos, Engenheiro Civil, é servidor público do Município de Ilhéus; pós-graduado em: Gestão Pública, Liderança, Gestão de Negócios, Engenharia de Segurança do Trabalho e Marketing Esportivo.
Comunicação Social – Alcides Kruschewsky Neto – Tem 56 anos, carreira Banco do Brasil – Gerência de Atendimentos Especiais (1982/1996), radialista, empresário, Gerente da Estância Hidromineral de Olivença – SETUR (2000/2003), exerceu dois mandatos de Vereador em Ilhéus (2005/2012), exerceu os cargos de Secretário de Governo e Secretário de Turismo de Ilhéus.
Saúde – Luciene Moura – Médica, especialista em Gastrenterologia, Endoscopia e Colonoscopia pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte – MG. Diretora Geral do Hospital Geral Luiz Viana Filho (2004/2005).
Procuradoria Geral – Fabiano Almeida Resende – Advogado, exerceu cargos de Procuradoria e Assessoria de diversos municípios e câmaras municipais, em defesa judicial e/ou administrativa inclusive em Tribunais Superiores. Integra o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-BA (2016/2018); integrante da Comissão de Prerrogativas na Subseção da OAB-Ilhéus; sócio do Almeida Resende Sociedade de Advogados, militando em diversos estados notadamente no Distrito Federal.
Envie seu comentário