Connect with us

Esportes

Irregularidade: Eleição da FBF não respeita o próprio Estatuto

Anunciada pela Federação Bahiana de Futebol para a próxima terça-feira (3), a eleição para presidente e vice da entidade está marcada por irregularidades. Viciado, o processo foi feito através de uma manobra visando a perpetuação do atual presidente, Ednaldo Rodrigues, ou a eleição de um candidato escolhido por ele próprio.

O próprio artigo 43 do Estatuto da FBF diz que “a Assembleia Geral Eleitoral deverá obrigatoriamente ser convocada mediante edital publicado por três vezes, em jornal de grande circulação do local da sede da FBF, com antecedência mínima de oito dias”.

Porém, a pressa de Ednaldo Rodrigues foi tamanha que ele utilizou o prazo de oito dias para marcação da eleição justamente em relação à primeira publicação, e não em à terceira e última publicação do Edital, o que garantiria maior segurança jurídica ao processo.

Além disso, segundo publicado no próprio site da FBF, o dirigente optou por publicar o edital em dias seguidos, 26, 27 e 28 de março. A jogada, claramente, visa prejudicar possíveis opositores. Na eleição de 2014, quando não existia candidatura de oposição, Ednaldo Rodrigues publicou os três editais com intervalos de dez dias entre cada um deles.

Também são identificadas no processo de publicação do edital da eleição irregularidades como subversão do processo, frustração da competição, falta de transparência, fraude ao concurso, restrição ao direito de concorrer e outros princípios.

Diante disso, o único candidato de oposição ao mandatário, o advogado Ademir Ismerim, prometeu buscar a Justiça para garantir uma eleição livre e democrática.

Confira abaixo o Estatuto e os editais publicados no Jornal Correio:

Os galaticos 

Arquivos

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *