Notícias
“Agora sim, temos médicos”, elogia comunidade de Sambaituba e entorno

“Graças a Deus, agora está bom. Temos médico, às segundas e quartas, e quem chega aqui é muito bem cuidado”. O elogio é da dona de casa Adriana Oliveira Santos, de 31 anos. Ela mora na localidade interiorana de Sambaituba, em Ilhéus. Por muito tempo, o atendimento no posto de saúde local era irregular. Faltava médico, medicamento. Agora, a situação mudou. O atendimento é garantido e feito também para as comunidades do entorno.
Aberto de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, o Posto de Saúde de Sambaituba também atende aos moradores de Urucutuca e Campinhos, povoados vizinhos. São oferecidos serviços de consulta médica, pré-natal, teste do pezinho, aferição de pressão, nebulização, medicações, acompanhamento Bolsa Família e atendimento a domicílio.
Medicamentos e médico – “O pedido da farmácia também foi atendido. Não tenho do que reclamar mesmo”, completou Adriana. Verônica Reis, de 28 anos, também moradora da localidade, ampliou os elogios ao médico que atende a comunidade. “É excelente, além de estar sempre presente. Pra gente aqui, da zona rural, isso é perfeito”, afirmou.
A atendente do posto há muitos anos, Daiane Santos, 28 anos, lembra que durante a maior parte da gestão anterior, a unidade esteve de portas fechadas. “Os pacientes precisavam se deslocar para outros lugares para adquirir os remédios receitados, agora, a gente tem a nossa farmácia, também. Aqui, ninguém volta pra casa sem atendimento”, disse.
Logística – Para quem sai de Sambaituba, chegar ao centro de Ilhéus representa uma viagem de mais de 40 minutos e cerca de 20 quilômetros de estrada, o maior trecho, sem pavimentação. “Um inconveniente para quem não está em boas condições de saúde e tem que se sujeitar a uma viagem nem sempre tão confortável”, explica dona Joana, moradora de 61 anos. “Mas agora tá bem melhor, muito melhor”, assegura.
A equipe de trabalho é composta por médicos, técnico de Enfermagem, Agentes Comunitários e atendente.

Envie seu comentário