Ilhéus
Palestra sobre automutilação é realizada no CEEP do Chocolate em Ilhéus
Acontece nesta quinta-feira (01), no Auditório do Colégio Ceep um curso de capacitação para professores desta instituição com o intuito de prevenir a automutilação entre jovens. O curso é realizado através de uma parceria entre a Faculdade de Ilhéus, Creas e Ceep do Chocolate. A palestra é feita através de dinâmicas, ensinando aos professores a identificar alunos que sofrem de alguns transtornos psicológicos. A ação conta também com a conscientização de estudantes e adolescentes sobre o tema.
Participaram do evento Leila Maria Vila Boas Barreto Psicóloga -Creas – Paefi, Margareth de Souza Santana – Coordenadora – Creas –Paefi, e os palestrantes Alexandre Araújo, Juldecy Silva,Maíra Papalardo e Jadson Miguel, que são alunos do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus. A palestra acontece nos turnos matutino e vespertino.
A automutilação é, geralmente, uma maneira expressar ou lidar com uma angústia esmagadora ou aliviar uma tensão insuportável; às vezes, pode ser uma mistura de ambos. A autoagressão também pode ser um grito de socorro. As pessoas que se automutilam geralmente tem sentimentos intensos de raiva, culpa, desesperança e baixa autoestima. Todos os estudos que examinam as causas para a AM encontraram fortes evidências de que ela é usada para regular emoções aversivas. Ou seja, geralmente a pessoa experimenta uma emoção negativa e se machuca, o que proporciona uma sensação de alívio. É importante debater sobre o tema para que os professores possam orientar esses jovens a procurarem ajuda especializada.
Envie seu comentário