Connect with us

Brasil

Governo de Bolsonaro pretende acabar com a Infraero em três anos

O governo Bolsonaro estaria estudando acabar com a Infraero, de acordo com o novo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele explicou que isso deve acontecer em três anos. “Devemos conceder nos próximos três anos ou três anos e meio toda a rede Infraero”, afirmou. Atualmente, há 56 aeroportos brasileiros sob o controle da estatal.

Questionado sobre a possibilidade de acabar com a estatal caso todos os aeroportos sejam privatizados, Freitas disse que, nessas condições, seria “possível” fechá-la. Ele aproveitou ainda para confirmar que o atual diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, assumirá a presidência da Infraero. “Escolhi o brigadeiro Paes de Barros para presidir a Infraero. Fiz o convite a ele na semana passada que, para minha alegria, foi aceito”, declarou.

Leilões

Freitas indica que a ideia é realizar no mês de março o leilão de 12 aeroportos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste que já tiveram edital realizado pelo governo Temer. Depois disso, será realizada uma nova rodada, com mais três blocos de aeroportos e, finalmente, uma última rodada ao final. O ministro explica que ainda não se sabe se a Infraero será privatizada ou se deixará de existir.

Problemas

A estatal passa por problemas desde o início do programa de concessões de aeroportos, durante o governo de Dilma Rousseff.

Freitas indica que parte dos funcionários já tem sido desligada por meio do programa de demissão voluntária da empresa. O restante deve ser transferido para uma nova empresa de controle.

Arquivos

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *