Ilhéus
Hospital Costa do Cacau investe em saúde e formação profissional
Durante o evento de lançamento da Revista Terra Mãe, nesta quarta-feira (19), no Salão de Atos do prédio da Governadoria, em Salvador, o governador Rui Costa anunciou antecipação aos 417 municípios baianos da última parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2018.
A parcela que seria repassada apenas em janeiro de 2019 será paga ainda neste mês de dezembro, atendendo a um pleito dos prefeitos baianos. A medida, que possibilita às prefeituras o fechamento de suas contas públicas, também foi adotada pelo governador nos últimos três anos.
[03:14, 18/12/2018] Blog Thaime: Revista Terra Mãe reúne ações dos últimos quatro anos de governo
A edição de 2018 da Revista Terra Mãe foi lançada na manhã desta quarta-feira (19), no Salão de Atos da Governadoria, em Salvador. Com 228 páginas, a publicação traz um resumo das principais ações do Governo do Estado nos últimos quatro anos. A publicação, com tiragem de 5 mil exemplares, tem entre os destaques o investimento na Agricultura Familiar, Policlínicas Regionais de Saúde, o Metrô de Salvador, além de mais de cinco mil quilômetros de estradas construídas ou recuperadas.
O período das ações publicadas na revista coincide com o primeiro mandato do governador Rui Costa, que fez questão de prestigiar o lançamento. “A revista dá um panorama do que foram os quatro anos de governo, e traz desde ações menores, mas muito importantes como as obras de contenção de encostas, outras ações que apóiam a agricultura familiar, e obras grandiosas como o metrô de Salvador, o novo aeroporto de Vitória da Conquista, barragens, o sistema viário de Salvador. É muito emocionante você ver tudo aquilo a que você se dedicou cumprir a sua função social e econômica”, afirmou.
Marcada pela transparência e por conter dados precisos sobre os números da gestão estadual, no último quadriênio, a quarta edição da revista superou o desafio de reunir as diversas e relevantes ações implantadas nos quatro cantos do território baiano, em setores como Saúde, Segurança, Educação, Mobilidade e Infraestrutura. Editada pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), a publicação é resultado da contribuição de jornalistas do órgão e também de todas as assessorias de comunicação das secretarias estaduais.
“Essa revista é um trabalho árduo, caseiro e feito por uma equipe muito competente. Trata-se apenas de um pequeno recorte de tudo que foi feito por esse governo exitoso, que pensa nas pessoas. Por isso a Bahia é, hoje, destaque no cenário nacional, no que diz respeito à gestão e rigor no controle das contas públicas”, celebrou o titular da Secom, André Curvello.
Uma foto da agricultora familiar Edivaneide Andrade estampou a capa da Revista Terra Mãe 2018. Moradora de Ponto Novo, a jovem participou do lançamento da revista, acompanhada da mãe, a também agricultora Luzia Andrade, e é beneficiária no Programa Pró-Semiáriado, uma das ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que desenvolveu ações que somam um montante médio de R$1,2 bilhão. As duas entregaram ao governador uma cesta com alguns dos itens que produzem no município do Norte baiano. “Eu fiquei muito surpresa de me ver na revista. É muito gratificante”, contou Edivaneide.
O evento, que teve presença dos secretários do Estado, ainda contou com a exibição de um vídeo de três minutos com resumo das realizações de Governo e com a apresentação do Coral Comunicanto, formado por servidores que atuam na Secom.
Balanço
Todas as investidas do Governo do Estado integram um plano macro de desenvolvimento pensado para a Bahia, mas algumas iniciativas, pela natureza física ou pela capacidade de mudança imediata na vi…
Hospital Costa do Cacau investe em saúde e formação profissional
Habilitado para ser um hospital de ensino e pesquisa, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) desenvolve atividades curriculares na área da saúde, passando a receber estudantes para o processo de estágio supervisionado. A unidade atende, dessa forma, a demanda das instituições de ensino superior conveniadas, públicas e privadas, pertencentes ao eixo Ilhéus-Itabuna.
A estudante de Biomedicina da Universidade Estadual de Santa Cruz, Karoleska Ribeiro de Queiroz, explica que a vivência hospitalar adquirida durante o estágio realizado no HRCC propicia ao estudante associar o estado clínico do paciente ao exame realizado, oportunizando uma aproximação à realidade na qual atuará.
“Essas associações me permitem agregar conhecimento. Eu preciso saber interfacear a relação do paciente com o exame, e o Hospital Regional Costa do Cacau está proporcionando isso no âmbito da minha formação. A unidade dispõe de um excelente aparato, possibilitando que o serviço seja realizado em tempo hábil. Todo o processo tem contribuído de forma significativa, me dando uma visão ampla enquanto profissional”, destacou.
O HRCC está empenhado no aprendizado de profissionais e futuros profissionais das áreas da saúde, dentre elas: Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. Todo o processo representa um ganho importante em qualidade na assistência e na formação profissional. Desde o começo do ano estão sendo realizadas visitas técnicas na unidade.
Além de hospital-escola, o HRCC oferece o Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (Programa SARAHDO), da Secretaria Estadual da Educação. A modalidade de ensino permite que professores da rede pública estadual mantenham as atividades de ensino regular, para que os estudantes não tenham a aprendizagem prejudicada durante o período de permanência no hospital. O reflexo da iniciativa tem sido positivo, uma vez que diminui os efeitos negativos da internação.
Envie seu comentário