Saúde
Prefeitura de Ilhéus capacita profissionais da saúde no combate ao sarampo
Com o objetivo de atualizar os profissionais da assistência à saúde em manejo clínico e vigilância do sarampo no contexto da atual situação epidemiológica, profissionais da área de saúde, em Ilhéus, participam nesta quarta-feira (11), no auditório da Faculdade Madre Thaís, de uma capacitação sobre o combate e prevenção da doença. O Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) media as ações.
O titular da Saúde no município, Geraldo Magela chamou à atenção para a necessidade da vacinação neste período, e parabenizou a equipe da Sesau pelos trabalhos. “Vocês estão sendo capacitados para replicar os ensinamentos, e ao mesmo tempo, tentam identificar o paciente durante o início. Nossa cidade é turística, e por isso, fechamos o cerco. Em São Paulo, por exemplo, o surto já provocou muitas vítimas”.
Durante as atividades, técnicos em enfermagem, médicos e enfermeiros da rede pública e privada, recepcionistas e Agentes Comunitários de Saúde buscam avaliar estratégias para o combate ao sarampo, doença extremamente contagiosa e grave, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Apesar da gravidade, o contágio pode ser prevenido com a vacina.
As vacinas estão disponíveis na rede municipal de saúde para pessoas com idades entre os seis meses de vida até os 49 anos de idade. Facilitam na programação, o secretário Geraldo Magela; enfermeira Leisi Couto; coordenadora do Programa de Imunização, Walkiria Cardeal; enfermeiro da Vigilância à Saúde, Gleidson Souza; enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Sonilda Mello, além do médico infectologista, Dr. Gustavo Cunha.
Envie seu comentário