Conecte-se conosco

Ilhéus

Ilhéus: Caramujo oferecem risco para população

Fonte: Otabuleiro
Molusco pode transmitir meningite

Moradores de diversos bairros de Ilhéus estão presenciando a infestação de caramujos africanos. Durante o programa O Tabuleiro, Ilhéus FM 105.9, desta quinta-feira (30), o comunicador Vila Nova alertou para a transmissão de doenças como meningite , causadas pela secreção do animal.

Os caramujos africanos colocam em média 600 ovos por ano e hospedam um verme causador da Angiostrongilíase, doença que pode levar a morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal. Além disso, causam transtornos de saúde, podendo transmitir a Meningite Eosinofílica e enfermidades provocadas por nematódeos (vermes) carregados pelo molusco.

Ouvintes de diversos bairros relataram a presenção do animal como Hernani Sá, Alto Nerival e São Domingos. “ Já ando com um quilo de sal “, informou Antonio Jorge em contato com a redação do O Tabuleiro.

A recomendação é acionar o centro de zoonoses que aplica um tipo de veneno para dizimar os bichos. Se a pessoa tocar em um caramujo ou entrar em contato direto com as suas secreções é indicado lavar bem a região com água e sabão.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *