Saúde
Live da Prefeitura de Ilhéus discute saúde mental em tempos de Coronavírus
Como preservar a saúde mental m tempos de Coronavírus? E o que acontecerá com a nossa cabeça quando a pandemia arrefecer? Questionamentos abordados durante a live especial do “Programa de Bem Com a Vida” que foi ao ar na quinta-feira (16) pelas plataformas digitais da Prefeitura de Ilhéus.
Na opinião dos psicólogos, Gustavo Pestana e Mariana Serafim, falar com pessoas sobre os seus medos e inseguranças pode ser uma forma de aliviar a tensão. Uma pandemia pode chacoalha a vida de todo mundo. Isolamento social, medo, incerteza com o futuro, mudança no ritmo das relações sociais.
Pestana informou que o Gabinete de Crise do Coronavírus disponibilizou números (73) 98856-9999; (73) 98899-6439; (73) 98836-6436 ou (73) 98837-8084 para pessoas em situações de muito estresse, como forma de atenuar o abalo emocional de um período em que o isolamento social é recomendado.
“Como vai Você? é feito por psicólogos que oferecem suporte de apoio emocional às pessoas isoladas, com medo de serem infectadas, frustradas, entediadas ou sentem medo de sofrerem possíveis perdas financeiras à medida que o vírus se espalha, e que, ao sair, fiquem com o estigma da doença”, explicou Pestana.
Durante a live, os profissionais deram dicas de como proteger a saúde em tempos de Coronavírus, considerando que a pandemia tem gerado consequências para a saúde mental da população. No entanto, a ressaltaram que o acolhimento não tem a finalidade de realizar psicoterapia.
Os psicólogos falaram como estão os atendimentos do serviço de escuta e acolhimento. No quadro, pontuaram sobre todo o excesso de informação em torno da pandemia e sinalizaram o quanto isso tem de bom e de ruim. Mariana Serafim destacou que brasileiros em geral não possuem a cultura da prevenção.
“Tudo o que nós fazemos é preventivo, embora a gente não entenda isso. O uso de máscaras e o distanciamento são mecanismos de prevenção. Quando a gente investe antes, evitamos prejuízos no futuro, por mais que não entendamos, pois o nosso maior inimigo é aquele que a gente não vê”, alertou a psicóloga.
Fazer o que gosta e aproveitar para colocar coisas em ordem, estavam entre as dicas dos psicólogos. Além destas, reduzir a leitura ou contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse; tentar ao máximo manter uma rotina equilibrada e, se possível, criar novas.
Além disso, tentar incluir momentos de relaxamento, incorporando a leitura de um livro, assistir séries. Tirar momentos para conversar com familiares utilizando a tecnologia. Fazer exercícios físicos em casa, manter uma dieta equilibrada, beber bastante água e evitar o consumo de álcool, cigarro e outras drogas.
Envie seu comentário