Notícias
Prefeito reabre escola reformada em Ilhéus e Apresenta um novo conceito de educação inclusiva
Em 2012, por falta de condições mínimas de funcionamento, o Ministério Público interditou a Escola Nucleada Aritaguá I, na localidade rural de São José, em Ilhéus. À época, a gestão municipal decidiu alugar alguns imóveis em propriedades rurais da região para atender as crianças matriculadas naquela unidade municipal de ensino. “As obras de reforma do imóvel, só vieram acontecer entre julho e outubro do ano passado, último semestre da gestão anterior”, lembra a diretora da escola, Silmara Assunção. “Mas quando pensaram em reinaugurar a escola, as autoridades foram impedidas pelos trabalhadores que protestaram contra a falta de pagamento do serviço”, completa. Sem condições de utilizar o espaço, as aulas daquele período continuaram a ser ministradas nas casas alugadas mesmo a reforma do espaço próprio tendo sido concluída, onerando os custos operacionais da secretaria de Educação.
Mas no início do atual mandato, por determinação do prefeito Mário Alexandre, todos os valores de imóveis alugados pela Prefeitura passaram por uma rigorosa reavaliação. Muitos foram reduzidos. Alguns, como os utilizados por esta escola nucleada, foram desfeitos. A escola que estava pronta e não havia sido reinaugurada passou por uma manutenção básica e ontem (25) o prefeito Mário Alexandre reabriu a unidade que voltou a atender a 620 estudantes da Educação Infantil ao 9º ano, do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do EMITec, um programa de ensino médio com intermediação tecnológica do Governo do Estado.
Com medidas como esta, de voltar a ocupar espaços próprios, de reduzir horas extras, aulas suplementares, adicional noturno e acabar com os inúmeros desvios de funções, a Prefeitura de Ilhéus passou a economizar cerca de 1 milhão de reais por mês somente na Educação, recursos que, segundo Mário Alexandre, agora passam a ser aplicados na melhoria da estrutura dos prédios escolares e na qualificação do aluno. A Escola Nucleada é estrategicamente importante na estrutura da Secretaria Municipal de Educação, já que atende a estudantes das localidades de Novo Ilhéus, Itariri, Bom Gosto, Valão, Assentamento Nova Vitória, Fazenda Riachuelo, Reis Cerqueira e Lava-Pés.
Envie seu comentário