Itabuna
Construção de barragem visa reduzir risco de enchentes em Itabuna
A construção da Barragem do Rio Colônia, localizada no município de Itapé, visa garantir abastecimento de água para Itabuna, contribuir para controlar, parcialmente, as enchentes do Rio Cachoeira que inundam a cidade.
O empreendimento é considerado importante para região, como na perenização dos rios Colônia e Cachoeira a jusante do barramento, cujo impacto positivo recai na permanente garantia de oferta de água à captação do sistema de abastecimento de água de Itapé.
O empreendimento também contribui na diluição de efluentes de esgotos urbanos de Itabuna, Itapé e outras localidades ribeirinhas da jusante, minimizando principalmente os efeitos da eutrofização – crescimento excessivo de plantas aquáticas – no trecho do Rio Cachoeira, que passa dentro da cidade de Itabuna. A construção da barragem garantiu uma vazão ecológica que chega a zero nas estiagens.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), foi a responsável pela construção e a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB) é a atual gestora.
A barragem ocupa uma área de 1.621 hectares, com 19 metros de altura e com capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água, permitindo a vazão de 1.259 litros por segundo. O empreendimento garante o abastecimento de água para cerca de 300 mil pessoas da região sul da Bahia, além de reduzir o risco de enchentes.
Envie seu comentário