Conecte-se conosco

Política

Diretor da Potencial esclarece questionamentos sobre pesquisas eleitorais

O diretor da Potencial Pesquisa, Zeca Martins, esclarece um ponto que tem causado questionamento em relação a algumas pesquisas eleitorais realizadas em parceria com o grupo A TARDE: em alguns casos, a soma das intenções de voto ultrapassa 100% e isso não representa um erro, ocorrendo por causa de diferenças de arredondamento.

“Importante salientar que, em alguns resultados apresentados, podem ocorrer diferenças de arredondamento, e não se trata de erros nas somas. A diferença de arredondamento é a aproximação calculada de um número e o seu valor matemático exato. Enquanto na matemática alguns números são representados por infinitos dígitos, na máquina às vezes isso não é possível, nem mesmo para apresentação. A análise numérica tenta especificamente estimá-lo, especialmente quando usa dígitos finitos para representar dígitos infinitos de números reais”, aponta.

Ainda segundo o estatístico, as diferenças de arredondamento “também podem ser decorrentes de simplificações, muitas vezes necessárias para que alguns fenômenos que estivermos observando possam ser representados por um modelo matemático”. Portanto, finaliza Martins, os percentuais que não totalizam 100 são explicados pelo arredondamento ou múltiplas alternativas de resposta.

As notas sobre diferença de arredondamento estão presentes nos relatórios de todas as rodadas de pesquisa do instituto, registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

 

 

 

ATARDE

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *