Conecte-se conosco

Notícias

Nascimento de centésimo bebê em Coaraci representa vitória para o SUS na Bahia

O nascimento do centésimo bebê em um único ano no município de Coaraci, distante 450 quilômetros de Salvador, é um feito inédito e foi alcançado ontem (22). A razão para a comemoração do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e do prefeito Jadson Abrão, pauta-se no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do investimento em infraestrutura, equipamentos e equipe assistencial, o que tranquiliza as gestantes para que sintam-se seguras na própria cidade, sem a necessidade de se deslocar para os municípios vizinhos.

“Essa experiência é especial, pois enviamos um kit de parto humanizado, que possui camas do tipo PPP (Pré Parto, Parto e Pós Parto), berço aquecido, poltrona para acompanhante e outros itens que são relativamente simples, porém nem todos gestores públicos tem o compromisso de fazer funcionar adequadamente o investimento em um Centro de Parto Humanizado, que atende as pacientes de baixo risco”, afirma o secretário, ao parabenizar o empenho do gestor municipal.

O prefeito Jadson Abrão ressalta que “nunca antes na história de nossa cidade nasceram tantas crianças. E isso é motivo de alegria, pois no cenário atual da pandemia, conseguimos evitar que 100 mulheres se submetessem ao risco de viajar até Itabuna, que concentra uma grande quantidade de casos ativos, e serem infectadas”, aponta o gestor municipal, que ainda agradece ao secretário estadual “pelo empenho e dedicação com a saúde de todos os baianos”.

Para se ter uma ideia da evolução do número de partos no município de Coaraci, em 2017 ocorreram apenas cinco durante todo o ano, subindo para oito no ano seguinte. Em 2019 foram realizados 25 partos e esse ano, com os investimentos realizados, chegaram a cem.

O Governo do Estado está profundamente comprometido com a assistência médica ética e digna à população e, para tanto, vem investindo mais de R$ 70 milhões na ampliação e modernização da rede pública de assistência materno-infantil.

Parto Humanizado 

Os Centros de Parto Humanizado são ambientes estruturados para a realização de partos normais de baixo risco, tratando este momento como um processo natural, que faz parte da vida da mulher e para o qual seu corpo está preparado. O tratamento oferecido é voltado para as necessidades e segurança da gestante e do seu bebê, incentivando, ainda, a integração familiar em volta do nascimento, bem como a amamentação e o vínculo de afeto entre mãe, pai e bebê.

Mesmo verificando-se durante o pré-natal que as condições da mãe e do bebê têm indicativos de um parto natural sem complicações, a equipe é capacitada para lidar com situações de emergência e, havendo necessidade, a parturiente é transferida para um hospital de referência.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *