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Prefeito elogia ritmo da obra da ponte; maior símbolo da obra surge em breve

O prefeito Mário Alexandre Sousa, elogiou hoje (01) o ritmo da obra de construção da primeira ponte estaiada da Bahia, que está sendo construída pelo governo do estado em Ilhéus. Nove meses depois de reiniciada, a obra da nova ponte que irá ligar a zona sul ao centro de Ilhéus, mas que terá a função de pavimentar novos caminhos de desenvolvimento para a população de sete municípios cortados pela BA 001, já tem 13 por cento de sua engenharia executada, 200 trabalhadores em atividade e uma previsão de entrega daqui a 15 meses. “O governador Rui Costa, de fato, cumpre com a promessa feita ao povo de Ilhéus”, reconhece.

Mário Alexandre destaca que, quando estiver concluída, tanto a velha ponte Lomanto Júnior, quanto a primeira ponte estaiada da Bahia, vão funcionar nos dois sentidos. As duas pontes vão dividir um fluxo diário de 8.500 veículos, no período de baixa estação, trafegando entre o centro e a zona sul. “A estrutura da nova ponte será mista”, explica Suzano Mendes, engenheiro de contrato da Construtora OAS. 298 metros dela serão de trecho estaiado, uma estrutura sustentada por cabos. Os 235 restantes, por conjunto armado. “Já passamos pela fase de engenharia que ninguém vê a obra”, brinca o engenheiro.

Dos 10 apoios auxiliares, nove já estão em fase de conclusão da fundação. Agora a construtora trabalha para levantar um dos símbolos da nova ponte: a fundação do mastro principal, que terá 20 fundações em estacas encravadas com diâmetro de dois metros, a 31 metros de profundidade. Esta operação deve durar 90 dias.Em seguida será a vez da montagem do “Balanço Sucessivo”, um diferencial da obra, já que é um método de construção da superestrutura (parte superior) da ponte, sem necessitar de apoio externo (uso de estacas) para dar continuidade da expansão da ponte. O prazo é de mais 10 meses. “Esta é, sem dúvida, o maior simbolismo do avanço da ponte”, assegura o engenheiro.

Plano Diretor de 1969

Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e vice-prefeito de Ilhéus, o historiador José Nazal lembra que o governo do Estado, ao escolher a Baía do Pontal para a implantação da obra, obedeceu a indicação do Plano Diretor Municipal de 1969. “O governo do Estado acertou”, elogia. “Torcemos para que este ritmo da obra continue intenso para que, em breve, possamos inaugurar aquilo que foi pensado e sonhado pelos ilheenses há mais de 50 anos”, afirmou. Sobre o aterro construído no canal da baía do Pontal, Suzano Mendes explica que daqui a 18 meses toda a estrutura de pedras será retirada e devolvida ao seu local de origem.

A nova ponte terá passeio, canteiro central, pistas duplas nos dois sentidos e uma ciclovia. O conjunto da obra inclui 2,2 quilômetros de rodovia, que se encerrarão ao lado da Catedral de São Sebastião, ao norte, e do Hotel Opaba, ao sul. Será uma formatação mais moderna, valorizando ainda mais as belezas da Baía do Pontal, e beneficiará mais de 510 mil habitantes dos municípios de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca, além de favorecer o turismo na região. Fora isso, prepara o sul da Bahia para receber novos investimentos privados e públicos, principalmente com a chegada do sistema intermodal que inclui a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul, também atraídos pelo Governo da Bahia, dando um outro ritmo a economia regional.

Para o superintendente de infraestrutura de transportes do Governo da Bahia, Saulo Pontes, quando concluída, a nova ponte estaiada facilitará a ligação da orla norte e orla sul, complementando a beleza da baia do Pontal e melhorando a mobilidade urbana de ilhéus.Um dos cartões postais de Ilhéus está prestes a ganhar mais ingredientes de beleza. O sul da Bahia, mais mobilidade. E novos caminhos estarão abertos pelo governo da Bahia para a pavimentação do novo e importante momento do desenvolvimento regional.

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