Conecte-se conosco

Bahia

AMURC e secretários municipais do Sul e Sudeste da Bahia discutem retorno das aulas presenciais

Secretários municipais de Educação e representantes da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC) e da Universidade Federal da Bahia se reuniram, nessa terça-feira (13), para discutir o planejamento do retorno das aulas presenciais. O encontro virtual foi uma iniciativa do programa Agir Mais, da AMURC, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Na reunião, um comitê gestor territorial foi formado com o objetivo de alinhar as ações de cada município e decidir, em conjunto, a reabertura consciente das escolas da rede municipal de ensino. Segundo os organizadores, a ideia é construir um plano de ação coletivo, com base nos protocolos sanitários de combate à Covid-19, respeitando a realidade de cada cidade e com a participação de profissionais da área da Saúde.

O presidente da AMURC e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, parabenizou a parceria da UESC na mobilização e falou das preocupações e expectativas dos prefeitos em relação ao retorno às aulas durante a pandemia. “Nós estamos querendo fazer uma pauta conjunta para que a gente possa executar as ações de forma coordenada e unida, observando todos os protocolos de segurança”.

Uma das coordenadoras do programa Agir Mais e representante da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Gilvânia Nascimento ressaltou a necessidade de articulação entre as secretarias de educação e as escolas, em consonância com os Conselhos de Educação. “Do ponto de vista do Agir Mais, estaremos à disposição para elaborar um plano de trabalho consistente, que assegure os profissionais da Educação, os alunos e seus familiares”, disse, destacando, ainda, que existem orientações legais para a retomada gradual das escolas e estas deverão ser dialogadas e definidas em conjunto pelos representantes da Educação.

Durante o encontro, foi apresentado o PPGD – UFBA nas Escolas, programa de pós-graduação em Direito que será desenvolvido com os municípios associados da AMURC, em parceria com o professor Fábio Santos. A proposta é oferecer cursos gratuitos voltados à capacitação dos professores da rede municipal.