Política
Alunos do ensino médio podem ser senadores por uma semana
Jovens até 19 anos poderão ter a chance de atuar como políticos durante uma semana, através do projeto Jovem Senador 2017, lançado pelo Senado Federal. O pré-requisito para participar é estar matriculado no ensino médio em uma escola estadual.
Na primeira etapa de seleção, os alunos das escolas participantes devem escrever redações, de 20 a 30 linhas, com o tema “Brasil plural: para falar de intolerância”. Posteriormente, até o dia 18 de agosto, cada escola deverá escolher a redação que vai representar a unidade de ensino e encaminhá-la à Secretaria Estadual da Educação.
Na segunda etapa, três redações serão selecionadas pela secretaria de cada estado e serão enviadas à Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, até o dia 22 de setembro.
Na terceira etapa, a comissão julgadora do Senado Federal irá classificar, entre as três redações enviadas, o primeiro, o segundo e o terceiro lugar.
Os três primeiros alunos selecionados passarão uma semana no Congresso Nacional, em Brasília, entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro, realizando atividades que simulam os trabalhos no Senado.
Todas os projetos de lei feitos pelo jovem senador serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e poderão ser acatadas para tramitar no Congresso Nacional. Veja mais informações no site do programa.
Envie seu comentário