Conecte-se conosco

Notícias

Moradores reclamam de constantes quedas de energia na Zona Sul de Ilhéus

Moradores e comerciantes de bairros na zona sul de Ilhéus, no sul da Bahia, dizem que a região tem sido atingida com frequência por quedas no fornecimento de energia elétrica e relatam que as interrupções têm causado prejuízo financeiro.

Moradores do bairro Nossa Senhora da Vitória dizem que a falta de energia é diária e ocorre principalmente durante a noite. Alguns moradores que trabalham com materiais que precisam estar congelados relatam apreensão quando há uma queda de energia, por não saber se o fornecimento vai ser rapidamente retomado.

É o caso de Keyliane Carvalho, que trabalha com venda de picolés e sorvetes. Ela mora há três anos no bairro e diz que as falhas chegam a ocorrer por cerca de duas horas, e classificou a situação como “desesperadora”.

“Eu conto totalmente com a energia. Se derreter [a mercadoria], eu perco tudo. Eu não tenho o que fazer. É um desespero. A gente fica contando para ver como vai fazer, porque se derreter eu perco a sobremesa, picolés, sorvetes”, disse a comerciante.

Além do prejuízo com as mercadorias, Keyliane diz que também há apreensão pela perda de equipamentos domésticos.

Helena Silva é cabeleireira e diz que as quedas têm ocorrido em intervalos curtos e colocam em risco a vida útil de equipamentos domésticos e eletro-eletrônicos.

“A gente acaba por perder alguma coisa, estragar algo na geladeira. As vezes a máquina está lavando roupa e para do nada. Somos pegos de surpresa. Acaba prejudicando quem trabalha com secador, com prancha. Se está fazendo uma química, não pode continuar e tem que esperar. E aí, como fica?”, indagou.

Síndica de um condomínio às margens da BA-001, Fabiane Calassans, disse que vários moradores já registraram perda de eletrodomésticos com as constantes quedas de energia. Além disso, o próprio conjunto residencial teve prejuízo financeiro por causa do problema.

Em março deste ano, moradores dos bairros Nossa Senhora e do Condomínio Sol e Mar também tiveram prejuízos com equipamentos. À época, a Coelba disse que maquinas trabalhavam na obra de uma estrada no bairro e teriam danificado postes e danificou o fornecimento, mas ações preventivas foram realizadas para normalizar o serviço.

Sobre a reclamação dos moradores durante esta semana, a empresa disse que identificou uma falha na rede elétrica que atende alguns bairros da zona sul de ilhéus na quarta-feira (6). Técnicos da companhia atuaram na manutenção corretiva da rede e por causa dos serviços os consumidores sentiram oscilações de energia.

A empresa disse também que foi uma situação pontual que já foi solucionada, e acrescentou que tem investido na melhoria da rede em Ilhéus e pretende instalar seis equipamentos que permitem a atuação de forma remota até o fim deste ano.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *