Conecte-se conosco

Covid-19

Mais de 200 baianos ainda continuam na UTI devido à Covid-19

Covide 19 pessoas se uso de mascara em Salvador. No entanto, muitos baianos continuam nas UTIs por conta da doença. Muitos países estão sendo afetados novamente pela doença. Foto.Romildo de Jesus

Apesar da campanha de vacinação estar bem avançada, as curvas de casos e mortes pela Covid-19 continuam sendo registradas em grande parte do país. Consequentemente, o número de pacientes internados também. Na Bahia, por exemplo, o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupado está acima de 200. Conforme o levantamento feito pelo Tribuna da Bahia junto ao portal de Transparência da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o número de baianos internados na UTI adulta e pediátrica faz um total de 204. Isso representa 36% de ocupação total dos leitos adultos e 45% dos leitos pediátricos. A Bahia tem no total 1271 leitos, sendo 565 de UTIs e 706 clínicos (enfermaria).

“A gente tem tido uma queda nos internados desde junho, agora não quer dizer que a pandemia acabou. Se o vírus voltar a circular com força é um risco, pois ainda não temos a população toda vacinada. É preciso ter cautela nesse momento. Eu sou contra diminuir as medidas de proteção neste momento. A máscara, por exemplo, é um equipamento que ajuda a proteger. Mesmo que a gente tenha a população toda vacinada, não é possível impedir que uma pessoa pegue o vírus. Então é necessário a manutenção dos protocolos de distanciamento”, alertou a infectologista e diretora do Instituto Couto Maia, Dra. Ceuci Nunes.

O tema também tem sido alvo de bastante preocupação de autoridades sanitárias. A Sesab disse que não dispõe do perfil destes pacientes internados, mas o governador Rui Costa (PT) afirmou recentemente que mais de 90% são de pessoas que não completaram o esquema vacinal. “É preocupante porque o vírus ainda está circulando e tirando vidas. 90% das pessoas que estão nas UTIs na Bahia não tomaram a 2ª dose ou nem a 1ª da vacina. Esse é o mesmo dado do mundo inteiro. A Covid-19 continua sendo uma doença perigosa, continua matando. Então faço um apelo: você, que ainda não se vacinou, faça isso! Proteja-se e a todos nós”, alertou em post no Twitter. Com 10.763.804 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 84,54% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.

Óbitos

Conforme o mais recente balanço divulgado pela Sesab, o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 27.136, representando uma letalidade de 2,17%. Dentre os óbitos, 55,75% ocorreram no sexo masculino e 44,25% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,05% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,61%, preta com 15,20%, amarela com 0,39%, indígena com 0,15% e não há informação em 6,60% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 59,51%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (72,18%).

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *