Saúde
Diretores do Hospital Materno-Infantil visitam a UESC, sede do primeiro curso de medicina do interior da Bahia
Diretores do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, a psicóloga Aline Costa (diretora-geral) e o obstetra Antônio Monteiro (diretor- médico), fizeram uma visita de cortesia, ontem (03) à tarde, à direção da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Eles foram recebidos pelo reitor Alessandro Santana; pelo vice-reitor, Maurício Moreau e pelo coordenador do Colegiado de Medicina, Marcelo Araújo. O encontro foi para estabelecer os primeiros diálogos e consolidar futuras parcerias de um dos hospitais-maternidade públicos mais modernos do Brasil com a primeira universidade pública de medicina do interior da Bahia.
A iniciativa foi bem recebida pelo reitor Alessandro Santana. “As portas estão abertas para todo e qualquer modelo de parceria que beneficie a população”, afirmou. Nestes 20 anos do curso de Medicina na instituição, a Uesc implementou um modelo pedagógico inovador de Aprendizado Baseado em Problemas (Problem Based Lerarning, método incialmente difundido no Canadá e na Holanda). O curso foi o terceiro do Brasil com esta metodologia ativa e o primeiro da Bahia servindo como polo formador para outras universidades brasileiras.
Durante o encontro, os dois diretores do Hospital Materno-Infantil apresentaram detalhes sobre o investimento de aproximadamente 40 milhões de reais do governo da Bahia e explicaram que a gestão, operacionalização e execução das ações e de serviços de saúde ficarão sob a responsabilidade da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), uma entidade instituída por 69 municípios baianos e uma das mais respeitadas do Brasil, contratada por meio de Contrato de Gestão Interna celebrado com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB).
O Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio contará com 105 leitos, destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada de parte significativa da região sul da Bahia.
A FESF-SUS traz uma proposta inovadora e consistente para avançar no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), atua no aperfeiçoamento da gestão dos serviços públicos e na melhoria do atendimento de saúde no Estado em áreas prioritariamente sociais. A gestão do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio utilizará instrumentos gerenciais que possibilitem melhor eficiência e eficácia na prestação de serviços de saúde.
Em 04.12.2021
Jornalista Resp. : MM – MTb 3935
Envie seu comentário